X

Saúde

SPPT alerta para a frequência da bronquiolite no inverno

O chiado no peito é um sintoma comum das doenças respiratórias na infância. Em caso de suspeita, o médico deve ser consultado o mais rápido possível

Publicado em 01/04/2014 às 12:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com o fim do verão e a iminente queda das temperaturas, nos aproximamos da época em que as doenças respiratórias voltam a atacar. Os mais atingidos costumam ser os indivíduos nos extremos da idade, ou seja, as crianças e os idosos, que naturalmente têm o organismo mais vulnerável.

No caso dos bebês, um dos problemas mais frequentes até os dois anos de idade, principalmente antes dos 8 meses, é a bronquiolite viral, que responde por elevadas taxas de hospitalização. Em até 80% dos casos, o vírus respiratório sincicial (VRS) é o agente etiológico, com período de incubação de 4 a 5 dias. Outros causadores relevantes são rhinovírus, metapneumovírus humano, parainfluenza tipo 3, influenza, adenovírus, coronavírus e bocavírus humano.

A doença inicia com a infecção das vias aéreas superiores, caracterizada por tosse leve, espirros e congestão nasal, com progressão nos dias subsequentes para acometimento das vias aéreas inferiores. Nesta fase, ocorre uma piora da tosse, que pode levar à falta de ar.

“No exame físico, auscultamos os sibilos (chiado), que fazem com que a doença seja frequentemente confundida com a asma, popularmente chamada de bronquite. O ideal, portanto, é que os pais levem esta criança para uma avaliação médica o quanto antes. Além disso, quanto mais precoce e mais grave for o primeiro episódio de sibilância, maior a chance de a criança apresentar novos episódios”, esclarece a dra. Daniela Wickbold Gancz, coordenadora do Departamento de Pediatria da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Com o fim do verão e a iminente queda das temperaturas, nos aproximamos da época em que as doenças respiratórias voltam a atacar (Foto: Divulgação)

Identificando os sinais

Dra. Daniela explica que os sinais de gravidade da bronquiolite são desidratação, respiração ofegante, coloração azulada da pele ou mucosas, dificuldade em mamar, entre outros.

“O diagnóstico é puramente clínico, pois a radiografia de tórax demonstra poucas alterações. O tratamento é feito com limpeza nasal e inalação com solução fisiológica. Em algumas crianças, medicamentos podem ser necessários. Por se tratar de uma doença causada por vírus, não se deve utilizar antibiótico ou qualquer outro medicamento sem prescrição médica”, pontua a pneumopediatra.

Prevenção e cuidados

Diagnosticada a bronquiolite, um dos cuidados para deixar o bebê o mais confortável possível é mantê-lo deitado, elevando suavemente a cabeceira, e fracionando a dieta para evitar engasgos e broncoaspiração, além de manter a hidratação contínua.

“Para evitar a doença, os bebês, principalmente, devem evitar contato com adultos ou outras crianças com sintomas gripais. No caso de bebês pequenos e recém-nascidos, o ideal é evitar passeios em lugares públicos, especialmente no inverno. Lavar as mãos com frequência também pode evitar a transmissão dos vírus”, recomenda a dra. Daniela.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter