O Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar 54 cirurgias em sete especialidades médicas
O Mutirão das Cirurgias será realizado durante quatro meses / Divulgação
O governo estadual anunciou nesta quarta-feira (25) o Mutirão das Cirurgias, instituído com a finalidade de zerar a demanda registrada na Central de Regulação (Cross) – há mais de 538,1 mil procedimentos cadastrados. A iniciativa recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (União), que, nos últimos anos, defendeu a liberação de recursos para a regularização do atendimento à comunidade.
De acordo com o parlamentar, o governo estadual autorizou a realização de cirurgias extras na rede pública, bem como a contratação de serviços privados e a remuneração dobrada nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). "A intenção é justamente agilizar todos os procedimentos cirúrgicos, inclusive aqueles que foram prejudicados pela pandemia do coronavírus no Estado", acrescentou.
O Mutirão das Cirurgias será realizado durante quatro meses. Nesse período, o Sistema Único de Saúde irá disponibilizar 54 cirurgias em sete especialidades médicas, como do aparelho circulatório, do digestivo e abdominal, das glândulas endócrinas, de nefrologia, osteomolecular e geniturinário. "As cirurgias oftalmológicas também serão realizadas pelo SUS e pelos parceiros", disse.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Uma das estratégias do governo estadual é pagar um valor adicional de 100% sobre o que já é pago pela Tabela SUS, do Ministério da Saúde, aos 54 procedimentos nos serviços filantrópicos, municipais e Santas Casas. "Cada hospital público receberá o dobro da tabela para cada cirurgia. As unidades receberão ainda um valor adicional para consultas de avaliação e exames pré-cirúrgicos."
A remuneração diferenciada na rede pública começa a valer no Estado a partir do dia 1º de junho e terá um investimento de R$ 350 milhões do governo estadual. "Esta iniciativa também irá beneficiar os pacientes do Circuito das Águas e da Região Bragantina. Esta, afinal, tem sido uma das principais reivindicações do trabalho que realizo por nossa comunidade", concluiu Edmir Chedid.
Chamamento Público
O governo publicará nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial um chamamento público para a contratação dos procedimentos cirúrgicos em serviços privados de todas as regiões. O chamamento simplificado ficará aberto por 10 dias e os serviços que aderirem à iniciativa também receberão o dobro do valor da tabela SUS, além dos recursos para as avaliações e exames pré-operatórios.
Saúde
Festival do Camarão em Santos já vendeu seis toneladas; descontos de até 30% vão até domingo
Santos cria selo para identificar empresas que valorizam população LGBT+
Associação Comercial de Santos realiza evento em comemoração ao mês do profissional de RH
Praia Grande
Evento acontecerá no dia 10 de julho, na praia do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande
Educação
As aulas iniciam no segundo semestre, de segunda a sexta-feira, das 19 às 22h30