X

Saúde

SP anuncia Mutirão das Cirurgias para zerar fila no Estado

O Sistema Único de Saúde (SUS) irá disponibilizar 54 cirurgias em sete especialidades médicas

Da Reportagem

Publicado em 25/05/2022 às 19:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Mutirão das Cirurgias será realizado durante quatro meses / Divulgação

O governo estadual anunciou nesta quarta-feira (25) o Mutirão das Cirurgias, instituído com a finalidade de zerar a demanda registrada na Central de Regulação (Cross) – há mais de 538,1 mil procedimentos cadastrados. A iniciativa recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (União), que, nos últimos anos, defendeu a liberação de recursos para a regularização do atendimento à comunidade.

De acordo com o parlamentar, o governo estadual autorizou a realização de cirurgias extras na rede pública, bem como a contratação de serviços privados e a remuneração dobrada nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). "A intenção é justamente agilizar todos os procedimentos cirúrgicos, inclusive aqueles que foram prejudicados pela pandemia do coronavírus no Estado", acrescentou.

O Mutirão das Cirurgias será realizado durante quatro meses. Nesse período, o Sistema Único de Saúde irá disponibilizar 54 cirurgias em sete especialidades médicas, como do aparelho circulatório, do digestivo e abdominal, das glândulas endócrinas, de nefrologia, osteomolecular e geniturinário. "As cirurgias oftalmológicas também serão realizadas pelo SUS e pelos parceiros", disse.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma das estratégias do governo estadual é pagar um valor adicional de 100% sobre o que já é pago pela Tabela SUS, do Ministério da Saúde, aos 54 procedimentos nos serviços filantrópicos, municipais e Santas Casas. "Cada hospital público receberá o dobro da tabela para cada cirurgia. As unidades receberão ainda um valor adicional para consultas de avaliação e exames pré-cirúrgicos."

A remuneração diferenciada na rede pública começa a valer no Estado a partir do dia 1º de junho e terá um investimento de R$ 350 milhões do governo estadual. "Esta iniciativa também irá beneficiar os pacientes do Circuito das Águas e da Região Bragantina. Esta, afinal, tem sido uma das principais reivindicações do trabalho que realizo por nossa comunidade", concluiu Edmir Chedid. 

Chamamento Público

O governo publicará nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial um chamamento público para a contratação dos procedimentos cirúrgicos em serviços privados de todas as regiões. O chamamento simplificado ficará aberto por 10 dias e os serviços que aderirem à iniciativa também receberão o dobro do valor da tabela SUS, além dos recursos para as avaliações e exames pré-operatórios.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter