X

Saúde

Síndrome do Olho Vermelho cresce 20% no Verão

Os sintomas da doença são similares aos da conjuntivite, alergia, ceratite (inflamação na córnea) ou olho seco

Da Reportagem

Publicado em 24/12/2017 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Síndrome do Olho Vermelho aumenta em 20% na estação mais quente do ano / Divulgação

Sol, praia e piscina serão ambientes bastante freqüentados nos próximos meses devido ao Verão, que começou no útimo dia 21. O que não pode ocorrer, de jeito nenhum, é viver com os olhos vermelhos nesta época por conta do contato com a água do mar e da piscina.

A Síndrome do Olho Vermelho, marcada pela vermelhidão, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada, aumenta em 20% na estação mais quente do ano. Esses sintomas podem parecer inofensivos, mas, segundo os especialistas, não devem ser ignorados.

“Os olhos, juntamente com a pele, são órgãos bastante expostos e afetados no Verão, portanto, merecem atenção e cuidados”, destaca o oftalmologista Guilherme Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos.

Os sintomas da Síndrome do Olho Vermelho são similares aos da conjuntivite, alergia, ceratite (inflamação na córnea) ou olho seco. Para saber do diagnóstico correto e o tratamento adequado, é preciso visitar um oftalmologista, se eles surgirem ou ainda forem recorrentes.

“Infelizmente, no Brasil, é forte a cultura da automedicação, e os colírios não fogem à regra. O problema é que o uso sem prescrição médica, só para clarear os olhos, pode mascarar uma doença séria”, alerta o médico.

Uma atenção especial deve ser dada à visão das crianças, que adoram ficar na água do mar e da piscina. Elas também sofrem com a Síndrome do Olho Vermelho, assim como de alergias e conjuntivites no Verão. “Óculos de natação são recomendados para os banhos de mar e de piscina, já que protegem os olhos”.


Conjuntivite – Outro problema ocular recorrente na estação é a conjuntivite, inflamação na conjuntiva – membrana que reveste o globo ocular e as pálpebras. Ela também provoca vermelhidão. No Verão é comum a ocorrência de surtos de conjuntivite viral causados pelas aglomerações das praias e piscinas. “A conjuntivite pode ser viral, bacteriana, alérgica e tóxica, causada, inclusive, pelo protetor solar que escorre para os olhos. Cada uma tem um tratamento diferenciado, portanto, neste caso, também vale a recomendação de procurar um médico e não se automedicar, ao sinal dos sintomas”, finaliza Colombo Barboza.

 

 

 

Cuidados com os Olhos no Verão:

- Lave sempre as mãos e não coce os olhos.

– Não compartilhe maquiagens ou outros produtos de beleza.

– Use óculos escuros com fator de proteção UVA e UVB.

- Evite exposição em horários de pico do sol.

– Use óculos de mergulho para nadar.

– Não utilize colírio sem orientação médica; o uso de medicação incorreta pode agravar o quadro ou mascarar sintomas.

– Entre usuários de lentes de contato, que devem ter atenção redobrada, principalmente no verão, na assepsia correta das lentes de contato, utilizando as soluções indicadas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter