X

Saúde

Sexta-feira é dia nacional do Teste do Pezinho

Data é importante para conscientizar sobre a importância do exame

Publicado em 03/06/2014 às 13:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na sexta-feira, 6 de junho, é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data criada pelo governo busca lembrar a sua importância para todos os brasileiros. O Teste do Pezinho é um exame laboratorial rápido de prevenção que detecta possíveis doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar lesões sérias na criança e geralmente podem ser tratadas. É feito a partir da coleta de sangue do calcanhar do bebê.

Doenças como Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme e Hemoglobinopatias podem ser detectadas pelo teste. A coleta do sangue deve ser realizada na primeira semana do nascimento.

O teste do pezinho é gratuito e um direito de todas as crianças vigente desde 1992. As doenças diagnosticadas variam nos estados brasileiros. O Programa Nacional de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, engloba o diagnóstico precoce e tratamento de algumas doenças.

O resultado sai em até 30 dias. Os pais não podem esquecer de buscar o resultado e levar para análise de um pediatra. É também normal que o teste seja repetido para esclarecer o primeiro exame. Isso acontece quando o resultado é suspeito, inconclusivo ou realizado antes de 48 horas de vida.

Na sexta-feira, 6 de junho, é o Dia Nacional do Teste do Pezinho (Foto: Divulgação)

Há diferentes tipos de exames. O Sistema Único de Saúde (SUS) identifica até quatro doenças, a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística. Porém, nem todos os Estados realizam o teste para todas elas.

Há também uma versão sofisticada do teste do pezinho, que detecta mais de 30 doenças antes que os sintomas se manifestem. Porém, é um exame pago e ainda não disponível na rede de saúde pública.

O teste é uma importante ferramenta para o desenvolvimento saudável do bebê, evitando possíveis danos irreversíveis.

Veja algumas doenças detectadas pelo teste do pezinho:

Fenilcetonuria: É um distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave. É caracterizada pela incapacidade de metabolizar a enzima fenilalanina, responsável pela produção do aminoácido tirosina.

Galactosemia: Doença genética que dificulta a conversão de galactose em glicose. Causa problemas de coagulação, icterícia (pele amarelada), hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue), glicosúria (excesso de glicose na urina), acidez do sangue e catarata. A galactose presente no leite causa, nas crianças com galactosemia, um quadro grave marcado por convulsões e diarréia.

Hipotireoidismo: Causa deficiência mental e retardo do crescimento pela falta do hormônio produzido na glândula tireóide.  Doença que faz com que a glândula tireoide não seja capaz de produzir quantidade adequada de hormônios tireoidianos, o que deixa os processos metabólicos mais lentos.

Fibrose Cística: Causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos.

Anemia Falciforme: É uma doença hereditária que altera a formação da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cachorros impedem fiéis de deixar paróquia em Santos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para conter os animais

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter