X

Saúde

Segunda dose da vacina contra HPV para meninas começa dia 02 em Bertioga

Imunização é destinada a meninas na faixa etária de 11 anos (completos) a 13 anos. A imunização será realizada até 30 de setembro

Publicado em 29/08/2014 às 12:52

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Saúde de Bertioga inicia no próximo dia 02, a segunda fase da vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), em escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas para meninas com 11 anos (completos) a 13 anos; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde a vacina estará disponível para as adolescentes que, por ventura, estão nessa faixa etária e não estudam no  Município. A imunização será realizada até 30 de setembro.

A população estimada a ser vacinada no Município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1.472 adolescentes, sendo 491 na faixa etária de 11 anos, 496 com 12, e 485 com 13 anos de idade.

De acordo com a enfermeira sanitarista Lúcia Peres Guimaraes, chefe de Seção de Vigilância Sanitária de Bertioga, a segunda dose é destinada  para adolescentes que já foram imunizadas com a primeira, em março. As meninas que completaram 11 anos após a vacinação de março devem tomar a primeira dose nesta etapa.

A Secretaria de Saúde de Bertioga inicia no próximo dia 02, a segunda fase da vacinação contra o HPV (Foto: PMC)

As escolas estão sendo informadas das datas e recebendo o termo de recusa caso o responsável não queira vacinar sua adolescente para esta doença. Na data agendada é importante a adolescente levar a caderneta de vacinação.

O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero - o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais.
A enfermeira explica que essa vacina não protege de todos os vírus do HPV, somente de quatro grupos que causam câncer ginecológico. “Estamos vacinando para proteção de câncer ginecológico. A vacina não protege contra a Aids/DSTs, por isso é necessário sempre o uso de preservativo nas relações sexuais”, alerta

Lúcia ainda adverte sobre a grande importância de adesão a essa vacina para prevenção da doença em adolescentes que já iniciaram atividades sexuais e as que ainda não começaram. “A faixa etária, sexo e dosagem estão sendo seguidas segundo orientações do Ministério da Saúde, por se tratar de um estudo realizado com adolescentes nessa faixa de idade, onde ocorreu o maior número de casos referente à doença. As meninas que estiverem fora dessa faixa não poderão ser vacinadas”.

Ao todo, há mais de 100 tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.

A campanha tem o apoio das secretarias estadual e municipal de Saúde e de Educação e da rede particular de Ensino. Para mais informações sobre a vacinação em Bertioga, entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone: 3317-1249 ou Vigilância à Saúde: 3319-9058.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter