X

Saúde

Secretaria de Saúde amplia oferta de testes rápidos de HIV e sífilis em Praia Grande

Ação ocorre de 1º a 7 de dezembro e faz parte do Dia Internacional da Luta contra a Aids

Da Reportagem

Publicado em 30/11/2023 às 18:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As atividades fazem parte da Campanha Estadual Fique Sabendo e acontecem entre os dias 1º e 7 de dezembro / Jairo Marques/PMPG

Nesta sexta-feira (1º) é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a Aids. E em alusão a esta data, a Prefeitura de Praia Grande realiza uma série de ações de intensificação de testagem do HIV e da sífilis. O objetivo é prevenir e diagnosticar mais precocemente as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As atividades fazem parte da Campanha Estadual Fique Sabendo e acontecem entre os dias 1º e 7 de dezembro, englobando também a campanha do Dezembro Vermelho, que visa conscientizar a respeito do HIV e outras ISTs. As 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e o Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP), no Bairro Boqueirão, estarão oferecendo testes convencionais e rápidos de HIV e sífilis nesse período, exceto sábado e domingo.

Além disso, a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais fará duas atividades externas. Nesta sexta-feira (1º), das 16 às 19 horas, serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis para os usuários do Abrigo Solidário Eliane Malzoni, no Bairro Quietude.

No sábado (2), os testes rápidos serão ofertados à toda a população no Terminal Tatico, no Bairro Mirim, das 10h30 às 17 horas. Também serão distribuídos panfletos e preservativos para quem passar pelo local. O Terminal Tatico fica na Avenida Moisés Cardoso D’Oliveira, s/nº, esquina com Rua Valter José Alves, próximo ao Paço Municipal, no Bairro Mirim.

A Campanha Fique Sabendo tem como objetivo promover o acesso ao teste, favorecer a realização de repetição do exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV à referência e oferecer o tratamento após o diagnóstico. A campanha visa também conscientizar os munícipes sobre a importância de se fazer o teste de HIV, bem como tornar públicos os métodos de prevenção e tratamento do HIV/Aids e demais ISTs.

Caminhada – Também nesta sexta-feira (1º), funcionários e pacientes das Usafas Forte e Boqueirão vão promover a caminhada do Dezembro Vermelho, com distribuição de preservativos e panfletos. A saída vai ser às 9h em frente à árvore de Natal instalada no Boqueirão e o grupo seguirá pela Avenida Pres. Costa e Silva até a Praça dos Emancipadores.

Referência – O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande disponibiliza o ano todo preservativos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar, no Bairro Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Ao longo de todo o ano, a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais também realiza um trabalho de conscientização e testagem no Município, com ações pontuais e campanhas em vários locais e eventos, como as Sextas Musicais, com distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais informativos e oferta de testes rápidos.

Confira o endereço das 30 Usafas:

1 - Usafa Aviação - Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, nº 2929
2 - Usafa Boqueirão - Av. Pres. Kennedy, nº 918 – Boqueirão
3 - Usafa Mirim - Av. dos Sindicatos, nº 635 – Mirim
4 - Usafa Tupi - Rua Meinacós, nº 95 – Tupi
5 - Usafa Aloha - Rua Zenji Sasaki, nº 269 – Nova Mirim
6 - Usafa Anhanguera - Rua Josefa Alves de Siqueira, nº 649 – Anhanguera
7 - Usafa Antártica - Av. dos Trabalhadores, nº 3801 – Antártica
8 - Usafa Caiçara - Rua Mathilde de Azevedo Setubal nº 530 – Caiçara
9 - Usafa Esmeralda - Rua Menotti Del Picchia, altura do n° 212 – Esmeralda
10 - Usafa Forte - Av. Rio Branco, nº 562 – Forte
11 - Usafa Guaramar - Av. dos Trabalhadores, nº 1717 – Glória
12 - Usafa Maracanã - Rua Cesar Rodrigues Reis, nº 850 – Maracanã
13 - Usafa Melvi - Rua João Caetano, nº 101 – Melvi
14 - Usafa Mirim II - Rua Nossa Senhora da Conceição, nº 400 – Mirim
15 - Usafa Ocian - Rua José Jorge, nº 521 – Ocian
16 - Usafa Quietude - Rua Rui Manoel Sampaio Seabra Pereira, nº 500 - Quietude
17 - Usafa Real - Rua das Begônias, nº 453 – Real
18 - Usafa Ribeirópolis - Rua Esmeraldo Tarquínio, nº 471 – Ribeirópolis
19 - Usafa Rio Branco - Av. Hugo de Carvalho Ramos, nº 1521 – Esmeralda
20 - Usafa Samambaia - Av. das Araucárias nº 181 – Samambaia
21 - Usafa Santa Marina - Rua Particular, nº 598 – Anhanguera
22 - Usafa São Jorge - Av. dos Trabalhadores, nº 4242 – Antártica
23 - Usafa Solemar - Av. Pres. Kennedy, nº 19726 – Solemar
24 - Usafa Tude Bastos - Rua Maria Luiza Lavalle, nº 68 - Sítio do Campo
25 - Usafa Tupiry - Rua Idelfonso Galeano, nº 368 – Tupiry
26 - Usafa Vila Alice - Rua Renata Câmara Agondi, nº 46 – Anhanguera
27 - Usafa Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva nº 1075 – Vila Sônia
28 - Usafa Princesa - Rua Vergílio Gabriel de Siqueira, nº 20 – Bairro Princesa
29 - Usafa Noêmia - Av. Pres. Kennedy, nº 4960 - Bairro Tupi
30 - Usafa Guilhermina - Av. Pres. Kennedy, nº 2100 – Bairro Guilhermina.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

MANIFESTAÇÃO NA PAULISTA

Bolsonaro reúne milhares na Paulista e nega trama golpista

Bolsonaro disse ainda durante ato em São Paulo que tem levado 'pancadas' e falou em 'perseguição' contra ele

ATO NA PAULISTA

Tarcísio enaltece Bolsonaro e cobra segurança jurídica em discurso na Paulista

O governador Tarcísio de Freitas cobrou liberdade de expressão e segurança jurídica no País neste domingo (25) em discurso na avenida Paulista e celebrou o legado do ex-presidente Jair Bolsonaro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter