Saúde propõe avanços no pré-natal com capacitação em testes rápidos para DSTs

A Secretaria Municipal de Saúde conclui nesta sexta-feira a capacitação da segunda turma de profissionais aptos a realizar testes rápidos de DSTs.

Comentar
Compartilhar
28 MAR 201411h58

A Secretaria Municipal de Saúde conclui nesta sexta-feira (28) a capacitação da segunda turma de profissionais aptos a realizar testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), que estava ocorrendo desde quarta-feira (26) na Unimonte.
O próximo está agendado para os dias 2, 3 e 4 de abril, das 8h às 17h, oferecendo mais 30 vagas para médicos e enfermeiros das unidades básicas e de saúde da família dos bairros, e das maternidades públicas e privadas.

O teste rápido permite o diagnóstico do vírus HIV. Já no caso de sífilis e hepatites (B e C), o exame é de triagem, ou seja, detecta o anticorpo para posterior exame de confirmação. Entre os temas abordados estão a confiabilidade dos testes e a forma adequada de fazer o aconselhamento do paciente.

“Nossa prioridade no momento é disponibilizar o teste rápido para gestantes e parceiros, trazendo agilidade no diagnóstico e uma intervenção imediata para intervir na cadeia de transmissão”, detalha a enfermeira Tânia Ramos Amaral.

O próximo está agendado para os dias 2, 3 e 4 de abril, das 8h às 17h, oferecendo mais 30 vagas para médicos e enfermeiros das unidades básicas e de saúde da família dos bairros, e das maternidades públicas e privadas

As sorologias devem ser feitas no primeiro e no terceiro trimestre da gestação durante o pré-natal, tanto na rede básica pública, quanto nos consultórios particulares. A oferta do teste rápido na maternidade, na hora da internação, permite verificar com exatidão o resultado no momento do parto, quando intervenções também podem ser feitas para garantir a saúde do bebê.

A primeira turma capacitou 25 profissionais no final do ano passado. A iniciativa é coordenada pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado. Apoio: Unimonte. Informações: 3229-8799, com Rita Gisela.

Foto: Susan Hortas