Saúde faz campanha de doação de sangue pré-Carnaval

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo

Comentar
Compartilhar
10 FEV 201510h55

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população para doar sangue no período pré-Carnaval, com o objetivo de reforçar os estoques dos hemocentros e hemonúcleos. A medida tem caráter preventivo. No momento, os bancos de sangue estão estáveis, mas em feriados costuma haver aumento de demanda por transfusões nos hospitais, em razão de acidentes, com consequente queda nos estoques.

As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo.

Para doar, basta comparecer a um dos 120 postos de coleta, hemonúcleos ou hemocentros, munidos de documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar ingestão de comida gordurosa quatro horas antes da doação e bebidas alcoólicas, 12 horas.

HEMONÚCLEO atende de 2ª à 6ªfeira, das 7 às 17h, na Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão. Tel.: (13) 3233-4265 (Foto: Luiz Torres/DL)

Na ocasião, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e peso.

Colunas

Contraponto