Saúde fará busca ativa de casos de tuberculose na próxima quarta

A atividade tem apoio da Liga da Tuberculose e será realizada em todas as policlínicas

Comentar
Compartilhar
23 MAR 2018Por Da Reportagem14h00
Saúde fará busca ativa de casos de tuberculose na próxima quartaFoto: Susan Hortas/PMS

Neste sábado (24 de março) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença que ainda é um sério problema de saúde pública no País. Em alusão à data, a Secretaria de Saúde fará busca ativa de novos casos da doença na próxima quarta (28), das 8h às 12h. A atividade tem apoio da Liga da Tuberculose, formada por alunos de Enfermagem da UniSantos, e será realizada em todas as policlínicas.

Pessoas que estão com tosse por mais de três semanas poderão se dirigir às unidades de saúde para exame de baciloscopia, com a coleta de escarro sem agendamento. É preciso informar nome, endereço e telefone de contato. As amostras serão analisadas no Laboratório Municipal e os resultados ficarão prontos após três dias.

"Aqueles que tiverem resultado positivo de tuberculose serão logo comunicados e deverão começar o tratamento imediatamente, antes que apresentem sintomas mais graves e para evitar a transmissão da doença a outras pessoas", explica a assistente social Raquel Carvalho de Jesus, do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.

O tratamento da tuberculose tem duração de, no mínimo, seis meses. Em Santos, o paciente é acompanhado na policlínica de referência do seu bairro, com medicação assistida na própria unidade de saúde ou em visitas domiciliares nos casos especiais como de pessoas acamadas ou outras restrições. 

Casos mais graves são assistidos no Ambulatório de Tuberculose (Rua Nabuco de Araújo, 36, Boqueirão), onde há atendimento de equipe multiprofissional incluindo pneumologista. No Brasil, são registrados cerca de 70 mil casos de tuberculose todos os anos e 4,5 mil mortes. Em 2017, foram 303 novos casos de tuberculose entre residentes de Santos, com o registro de três óbitos.