X

Saúde

Saúde fará busca ativa de casos de tuberculose na próxima quarta

A atividade tem apoio da Liga da Tuberculose e será realizada em todas as policlínicas

Da Reportagem

Publicado em 23/03/2018 às 14:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Saúde fará busca ativa de casos de tuberculose na próxima quarta / Susan Hortas/PMS

Neste sábado (24 de março) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença que ainda é um sério problema de saúde pública no País. Em alusão à data, a Secretaria de Saúde fará busca ativa de novos casos da doença na próxima quarta (28), das 8h às 12h. A atividade tem apoio da Liga da Tuberculose, formada por alunos de Enfermagem da UniSantos, e será realizada em todas as policlínicas.

Pessoas que estão com tosse por mais de três semanas poderão se dirigir às unidades de saúde para exame de baciloscopia, com a coleta de escarro sem agendamento. É preciso informar nome, endereço e telefone de contato. As amostras serão analisadas no Laboratório Municipal e os resultados ficarão prontos após três dias.

"Aqueles que tiverem resultado positivo de tuberculose serão logo comunicados e deverão começar o tratamento imediatamente, antes que apresentem sintomas mais graves e para evitar a transmissão da doença a outras pessoas", explica a assistente social Raquel Carvalho de Jesus, do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.

O tratamento da tuberculose tem duração de, no mínimo, seis meses. Em Santos, o paciente é acompanhado na policlínica de referência do seu bairro, com medicação assistida na própria unidade de saúde ou em visitas domiciliares nos casos especiais como de pessoas acamadas ou outras restrições. 

Casos mais graves são assistidos no Ambulatório de Tuberculose (Rua Nabuco de Araújo, 36, Boqueirão), onde há atendimento de equipe multiprofissional incluindo pneumologista. No Brasil, são registrados cerca de 70 mil casos de tuberculose todos os anos e 4,5 mil mortes. Em 2017, foram 303 novos casos de tuberculose entre residentes de Santos, com o registro de três óbitos.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter