X

Saúde

Saúde convoca população a doar sangue durante a Copa

Com tempo frio os hemocentros do Estado de São Paulo e os bancos de sangue da capital registram queda de 50% nas doações

Publicado em 10/06/2014 às 11:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Com objetivo de garantir que não haja redução nos estoques dos hemocentros, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população para doar sangue. 

Em virtude da queda nas temperaturas, os hemocentros do Estado de São Paulo e os bancos de sangue da capital paulista registram uma diminuição média de 50% nas doações de sangue. Tipo “O negativo” é o fator sanguíneo como menor oferta de doação.

Com a intensificação do fluxo de pessoas circulando pelo Estado por conta da Copa do Mundo e da antecipação das férias escolares, pode haver elevação no número de acidentes de trânsitos, o que gera maior demanda de sangue nas emergências hospitalares para atender a cirurgias com necessidade de transfusões .

Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg, portar documento de identidade original com foto, estar alimentado e evitar tanto à ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação quanto o uso de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.

Os hemocentros do Estado de São Paulo e os bancos de sangue da capital paulista registram uma diminuição média de 50% nas doações (Foto: Divulgação/HAC)

“No frio as pessoas estão menos dispostas a saírem de casa para doarem sangue. Mas é importante que a população contribua com os estoques e, assim, ajude a salvar vidas”, afirma o coordenador da Hemorrede da Secretaria, Dante Langhi

A lista dos postos de coleta de todo o Estado está disponível no site www.saude.sp.gov.br/doesangue. Os dias e horários de funcionamento dependem de cada unidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Anticiclone deve atingir o litoral nos próximos dias; entenda o fenômeno

Toda a região Sudeste, Centro-Oeste e Sul devem ser impactadas

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter