Saúde colhe 353 exames em campanha de combate à tuberculose

Entre os dias 25 de fevereiro e 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde colheu 353 exames de pacientes com sintomas de tuberculose.

Comentar
Compartilhar
25 MAR 201411h52

Entre os dias 25 de fevereiro e 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde colheu 353 exames de pacientes com sintomas de tuberculose. Desse total, foram confirmados 19, que foram encaminhados para tratamento em programa municipal específico. A coleta de exames ocorreu nas unidades básicas e de saúde da família.
Além do tratamento tradicional, a prefeitura também conta com um Ambulatório de Referência Regional em Tuberculose, ligado à Seção de Vigilância Epidemiológica, para onde são encaminhados casos multiresistentes, que necessitam de atendimento mais especializado.

Prevenção
Pacientes que perceberem sintomas como tosse, cansaço, perda de apetite e suores noturnos, devem ir a uma unidade básica. Além disso, para prevenir a doença, é necessário imunizar as crianças já no primeiro mês de vida, com a vacina BCG, disponível na rede pública de saúde.

Além do tratamento tradicional, a prefeitura também conta com um Ambulatório de Referência Regional em Tuberculose, ligado à Seção de Vigilância Epidemiológica

Foto: Rogério Bomfim