X

Saúde

Sarampo: doença oferece perigo à gestantes

Especialista alerta para a importância da imunização antes da gravidez

Da Reportagem

Publicado em 31/07/2019 às 09:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação/Fiocruz

O Brasil vive uma recente onda de casos de sarampo e o alerta é geral, principalmente para as grávidas. Em gestantes não
vacinadas, a doença pode gerar uma série de complicações, que vão desde a possibilidade de um nascimento prematuro a um
aborto espontâneo. 

E, justamente para esse grupo, o surto ainda precisa de mais esclarecimentos. Quem faz o alerta é a renomada Mestre e Doutora em ginecologia, Albertina Duarte Takiuti. 

A Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Estado de São Paulo afirma: “Normalmente, grávidas possuem um
sistema imunológico mais fraco e são mais suscetíveis a contrair este tipo de doença; por isso, é muito importante estar em dia com a carteira de vacinação”, explica. De acordo com a especialista, a mulher que quer engravidar só pode tomar a
vacina três meses antes. É primordial que as futuras mães estejam atentas e evitem o contato com pessoas infectadas. “A
vacina contra o sarampo é de extrema importância para as grávidas, mas precisa ser aplicada antes da gestação. Para quem
deseja ser mãe, é essencial conhecer o calendário de vacinas”, destaca.

No caso dos bebês, a orientação da médica é que a vacina seja aplicada após os seis meses de vida, já que o sistema imunológico da criança não está plenamente formado. A Prefeitura de São Paulo acaba de anunciar a ampliação da cobertura de vacinação para esta faixa etária. Os dados da Secretaria de Saúde de São Paulo refletem o motivo da preocupação sobre o surto de sarampo. Segundo balanço divulgado na sexta-feira (19), os casos tiveram um aumento de 850% no estado paulista.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter