X

Saúde

São Vicente promove atividades no Itararé em comemoração ao Outubro Rosa

Evento acontece nessa sexta-feira (18). Mulheres vão receber orientações e participar de atividades

Publicado em 17/10/2013 às 15:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em comemoração ao Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde de São Vicente, promove amanhã (18/10), a partir das 8 horas, atividades na Praia do Itararé. Cerca de 70 profissionais da Diretoria de Atenção Básica  vão prestar atendimento  de saúde, esclarecer dúvidas e incentivar a prevenção aos cânceres de mama e ginecológico, entre outras doenças que atingem as mulheres.

Médicos, agentes comunitários de Saúde, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e demais profissionais estarão à disposição da população para orientações.

Equipes de enfermagem vão realizar aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Atividades físicas e caminhada também fazem parte da programação. Haverá  acompanhamento de educador físico e fisioterapeuta. Rodas de conversas e palestras sobre temas diversos serão promovidos pelos profissionais. O evento segue até o meio-dia, é gratuito e aberto à população.

Outubro Rosa

É uma campanha mundial que destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Para a promoção da ação, a Secretaria da Saúde de São Vicente preparou atividades referentes ao tema que estão sendo desenvolvidas durante todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS).

Cerca de 70 profissionais da Diretoria de Atenção Básica  vão prestar atendimento  de saúde, esclarecer dúvidas e incentivar a prevenção aos cânceres de mama e ginecológico (Foto: Divulgação)

Profissionais das unidades vão conscientizar as mulheres da necessidade da detecção da doença ainda no início. Palestras sobre sedentarismo (importância da atividade física); prevenção às DST/Aids e autoexame das mamas serão abordadas nas unidades, além da  realização de exames preventivos do câncer de colo do útero (Papanicolau) e mamografia.

No dia 14/10, às 19h30, o médico ginecologista e obstetra Gerson Aranha fez palestra sobre tema, na Câmara Municipal de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1.195 – Parque Bitaru). Além disso, todas as UBS e ESF estão realizando ou agendando a coleta de preventivo para todas as mulheres que ainda não fizeram o exame este ano.

Nas UBS, palestras acontecem até a próxima semana, nos seguintes dias e horários:

UBS JIP, dia 18/10, às 7 horas, com o médico Edgar Marcelo;

ESF Rio Negro, dia 18/10, às 8 horas, Caminhada Rosa (com sorteio de uma Prancha para cabelo);

UBS JIP, dia 18/10, às 8h30, com enfermeira Letícia Tise;

UBS Vl Margarida, dia 18/10, às 9 horas, com enfermeiro Vitor;

UBS Praça Vitória, dia 21/10, às 14h30, com enfermeira Eliana;

EACS Pq. Bandeiras, dia 22/10, as 9 horas, com enfermeira Silvana;

UBS Bitaru, dia 25/10, às 8 horas, com enfermeira Danielle ;

UBS Catiapoã, doa 25/10, às 12 horas, com enfermeira Nicete.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Ministério autoriza obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá

Prefeitura do município informou que está realizando o processo conforme os ajustes necessários

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter