São Vicente inicia vacinação contra o HPV na terça-feira

Para tomar a vacina, as interessadas devem se dirigir às unidades acompanhadas de um responsável. As UBSs Sambaiatuba e Ponte Nova não participam da campanha por motivo de reforma

Comentar
Compartilhar
06 MAR 201512h14

A Secretaria de Saúde de São Vicente, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia na próxima terça-feira, a Campanha de Imunização contra o papilomavírus humano (HPV). A vacina estará disponível para meninas de 9 a 11 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, das 9 às 16h. A meta é imunizar 80% do público-alvo (8.072), que corresponde a 6.460 meninas.

Para tomar a vacina, as interessadas devem se dirigir às unidades acompanhadas de um responsável. As UBSs Sambaiatuba e Ponte Nova não participam da campanha por motivo de reforma.

Portadoras de HIV

Portadoras de HIV, com idade de 9 a 26 anos, devem tomar a vacina mediante apresentação de encaminhamento do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Meninas que participaram da campanha anterior devem retornar para receber a segunda dose e reforçar a prevenção.

Vacina estará disponível para meninas de 9 a 11 anos em todas as UBSs (Foto: Divulgação)

Vacina contra o HPV

A vacina deve ser tomada em três doses, com intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda e de cinco meses entre a segunda e a terceira.

A partir de 2016, a ação ficará restrita às meninas de 9 anos. Até 2016, o objetivo do Ministério é imunizar 80% no total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no País. Na faixa etária escolhida  a produção de anticorpos é mais eficaz.

A vacina pode ser tomada por mulheres fora da faixa etária determinada e por homens, em clínicas particulares. Não há idade limite para a imunização.