São Vicente imuniza 179 crianças no Dia D de vacinação

Vacinação contra o sarampo foi neste sábado (19), em oito postos da Cidade.

Comentar
Compartilhar
20 OUT 2019Por Da Reportagem19h11
Foto: Cássio Moraes/PMSV

Uma ação importante e que deve ser levada a sério! Este sábado (19) foi o Dia "D" da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Em São Vicente, oito unidades de saúde receberam crianças de seis meses a menores de cinco anos. Os postos ficaram abertos das 8 às 17h e 1280 pessoas compareceram, mas somente 179 precisaram ser imunizadas.

Não se assuste com o número, porque a cena é comum. Acontece que muitas crianças são levadas aos postos, mas se já receberam as duas doses necessárias até os 29 anos para se proteger da doença, não precisa tomar a vacina novamente. Quem tem 30 anos ou mais e já foi vacinado, também está imunizado.

Até 25 de outubro, fim da primeira etapa da campanha, é possível receber a dose em qualquer posto de saúde de segunda a sexta-feira, das 9 às 15h30.

A analista de sistemas Cristiane Dias, não perdeu tempo. Foi cedinho na UBS Central (Avenida Antônio Emmerich, 509 – Vila Melo), levar o filho Lucas, de quatro anos. E olha que ele foi exemplar, nem chorou na hora da picadinha do bem. "É importante a gente se proteger da doença. Em casa, todos nós já tomamos".

Na Unidade Básica de Saúde do Parque São Vicente, a diarista Pamela Santos da Rocha, levou as filhas Isabel, de dois anos e Kamilly, de um. "É importante para elas ficarem protegidas. Toda criança precisa tomar".

As mamães estão mesmo atentas e Amanda de Castro Zahary, da Vila Fátima, levou o filho Davi, de quatro anos. "A proteção começa dentro de casa e se a gente faz a nossa parte, já evita muita coisa".

A enfermeira responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (Deviepi), Mariana Rodrigues Corrêa, ressalta que a vacinação é a única maneira de proteção contra a doença. "Uma pessoa pode transmitir o sarampo para mais de 10 pessoas. Os principais sintomas são: febre alta, coriza, dor nos olhos, conjuntivite, vermelhidão no corpo e às vezes, tosse. Diante de qualquer situação, é importante procurar atendimento médico. Por isso, a imunização é muito importante".

Nesta primeira etapa, o público alvo são os pequenos, mas de 18 a 30 de novembro, a vacinação será destinada aos adultos de 20 a 29 anos. 
A meta do Município é vacinar 95% das crianças de seis meses a menores de cinco anos. Desde o início da campanha no último dia 7, 2503 pessoas foram até as unidades, e destas, 576 foram vacinadas, porque precisavam da primeira ou segunda dose. 

Até o momento, São Vicente tem 13 casos confirmados de sarampo e 50 suspeitos, aguardando resultados de exames laboratoriais do Instituto Adolfo Lutz.