Santos passa a montar drive thru semanal para doses de reforço contra a covid-19

Já a partir desta semana(23), começará o drive thru para vacinação contra a covid-19 no Santos Convention Center

Comentar
Compartilhar
21 SET 2021Por Da Reportagem21h04
Drive thru irá começar a partir desta quinta-feira(23)Drive thru irá começar a partir desta quinta-feira(23)Foto: Divulgação/PMS

A Secretaria de Saúde de Santos passa a implantar, em todas as quintas-feiras, já a partir desta semana (23), o drive thru para vacinação contra a covid-19 no Santos Convention Center (Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia). Nesse endereço, sempre das 9h às 15h, estarão disponíveis doses da CoronaVac, apenas para o público que precisa das doses de reforço.

As doses de reforço estão sendo aplicadas atualmente em pessoas com 80 anos ou mais, desde que tenham tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses, e para os imunossuprimidos, acima de 18 anos, que tomaram a segunda dose ou dose única há, no mínimo, 28 dias. A última remessa do Governo do Estado para esses dois públicos foi de 2.930 doses.

Além do drive thru, os demais públicos vacináveis contarão com outros endereços para o recebimento das doses, cujas atualizações estão sempre disponíveis no Santos Portal.

 

"A população santista nos mostra diariamente que está consciente da importância da vacinação para diminuir a circulação do vírus causador da covid-19. Temos registrado uma cobertura vacinal excelente em todas as faixas etárias e nosso papel, enquanto poder público, é facilitar cada vez mais o acesso à vacina, em especial aos mais idosos e pessoas que possam ter alguma restrição de mobilidade. Por isso, optamos pelo drive thru semanal", afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

DOCUMENTAÇÃO

Todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Segunda dose e dose de reforço: devem levar a carteirinha da campanha de vacinação contra a covid-19. Imunossuprimidos devem apresentar algum comprovante de sua condição (cópia de laudo, exame ou declaração do médico, por exemplo). Veja a lista completa de públicos atendidos, documentos e comorbidades aqui.

IMUNOSSUPRIMIDOS

1 - Imunodeficiência primária grave

2 - Quimioterapia para câncer

3 - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas

(TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

4 - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3

5 - Uso de corticoides em doses ≥20mg/dia de prednisona, ou equivalente,por ≥14 dias

6 - Uso de drogas modificadoras da resposta imune

7 - Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

8 - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias)

DOAÇÃO

Quem for aos postos de vacinação pode contribuir com doações de mantimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza, a serem encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a famílias em situação de vulnerabilidade social.