X
Saúde

Santos chega a 80% da população com esquema vacinal completo

Mesmo com esta alta cobertura, a Secretaria de Saúde faz um apelo àqueles que ainda não completaram o esquema vacinal para que procurem os postos de vacinação mais próximos

Pesquisadores brasileiros mostram que a efetividade das vacinas contra a covid-19 é impactada pela idade de quem toma a dose / Tânia Rego/Agência Brasil

Santos atingiu, nesta quarta-feira (8), a marca de 80% da população geral vacinada com duas doses ou dose única (no caso dos que tomaram Janssen) contra a covid-19. De acordo com a última atualização do vacinômetro do Governo do Estado, foram aplicadas 346.753 segundas doses e únicas na Cidade – o que significa esquema vacinal completo e garante a estas pessoas a participação em eventos nos quais é exigido o passaporte da vacina.

Mesmo com esta alta cobertura, a Secretaria de Saúde faz um apelo àqueles que ainda não completaram o esquema vacinal. São cerca de 48 mil pessoas com a segunda dose em atraso e que, portanto, continuam desprotegidas da covid-19, uma vez que somente após a segunda dose é que o organismo produz anticorpos em quantidade suficiente para enfrentar o vírus, de forma a evitar casos graves e mortes.

"Todos os imunizantes se mostraram eficazes no controle da pandemia. Não há dúvidas de que a redução de casos, hospitalizações e óbitos se deve à vacinação em massa. Por vezes, as pessoas temem efeitos adversos, porém, são mínimos se comparados aos sintomas, riscos e sequelas que a covid-19 pode trazer. Convidamos todos que estejam com a segunda dose em atraso ou que ainda nem tenham iniciado o esquema vacinal a comparecer nos nossos postos, que funcionam diariamente, inclusive aos finais de semana e feriados. E, claro, quem já puder tomar a dose de reforço, que não deixe de se prevenir", afirma o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

PÚBLICO

  • Pfizer: primeira e segunda doses dos adolescentes de 12 a 17 anos, por ser o único aprovado pela Anvisa para este público. Segunda dose de quem tomou a primeira deste imunizante (intervalo de 56 dias para os adolescentes e 21 dias para adultos). Dose de reforço para pessoas 18 anos ou mais - Para ter acesso à dose de reforço, é necessário aguardar quatro meses (122 dias) de intervalo da segunda dose de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer. Para quem tomou a dose única de Janssen, o intervalo é de 2 meses (61 dias). Para os imunossuprimidos, independentemente do imunizante da segunda dose ou única, o intervalo é de 28 dias.
  • AstraZeneca: segunda dose de quem tomou a primeira desse imunizante, com intervalo de 8 semanas (56 dias).
  • CoronaVac: segunda dose de quem tomou a primeira desse imunizante, com intervalo de 28 dias.

DOCUMENTAÇÃO

Todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. Segunda dose e dose de reforço: devem levar a carteirinha da campanha de vacinação contra a covid-19. Imunossuprimidos devem apresentar algum comprovante de sua condição (cópia de laudo, exame ou declaração do médico, por exemplo). 

DOAÇÃO

Quem for aos postos de vacinação pode contribuir com doações de mantimentos e itens de higiene pessoal e de limpeza, a serem encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) a famílias em situação de vulnerabilidade social.

ONDE VACINAR - Das 8h às 16h 

PFIZER

ORLA
Ponta da Praia – Complexo Esportivo Rebouças (Praça Eng. José Rebouças s/nº)
Pompeia – Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)

ZONA NOROESTE
CEU das Artes – Praça da Paz Universal s/nº - Castelo
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº

CENTRO
Policlínica Conselheiro Nébias - Av. Conselheiro Nébias, 457
Policlínica Martins Fontes - Rua Luiza Macuco, 40, Vila Mathias

MORROS
Marapé - Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
Policlínica Jabaquara - Rua Vasco da Gama, 32
Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº

CORONAVAC e ASTRAZENECA

ORLA
Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)

ZONA NOROESTE
CEU das Artes – Praça da Paz Universal s/nº - Castelo
Policlínica São Manoel - Praça Nicolau Geraigire s/nº

CENTRO
Policlínica Vila Mathias - Rua Xavier Pinheiro, 284

MORROS
Marapé - Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
Policlínica Nova Cintra - Rua José Ozéas Barbosa s/nº

ÁREA CONTINENTAL
Policlínica Caruara - Rua Andrade Soares s/nº
Policlínica Monte Cabrão - Av. Principal s/nº

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Aposentados receberão R$ 960 milhões em atrasados do INSS

Segundo o conselho, 50.518 processos serão contemplados

Turismo

Desfiles de Carnaval de SP e Rio são adiados para abril

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira pelas prefeituras

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software