X

Saúde

Ruídos dentro de casa podem prejudicar a saúde

Reduzir os barulhos no lar é uma boa dica para manter o bem-estar. E engana-se quem pensa que o problema vem apenas de locais externos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/12/2013 às 19:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O excesso de ruído é uma das causas da falta de qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, depois da poluição do ar e da água, o barulho acima do normal ocupa o terceiro lugar no ranking de problemas ambientais que mais afetam a população.

E engana-se quem pensa que o problema vem apenas de locais externos. É mais comum do que parece pessoas instalarem janelas acústicas para diminuir a poluição sonora que vem de fora – e então são surpreendidas pelos ruídos existentes dentro da própria casa. O lar, se não tomados os devidos cuidados, pode se tornar um local barulhento, ao invés de proporcionar descanso para a cabeça – e aos ouvidos.

A Otorrinolaringologista, otoneurologista e mestre em clínica cirúrgica pela UFPR, Dra. Rita de Cássia Cassou Guimarães, de Curitiba, explica que a perda auditiva causada devido à exposição a ruídos intensos durante um longo tempo – como barulhos de construção, shows de rock, etc. - é diferente do que se observa nos ruídos recorrentes nas atividades do lar, já que eles não prejudicam a audição diretamente, mas sim o bem estar.

O excesso de ruído é uma das causas da falta de qualidade de vida nas grandes cidades brasileiras (Foto: Divulgação)

A doutora esclarece. “Em praticamente todas as atividades, em quase qualquer ambiente, há uma exposição a níveis de pressão sonora elevados. Por exemplo, no ambiente domiciliar, liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar pratos e roupas são os campões entre os geradores de ruído”, comenta.

Atividades cotidianas, como o arrastar de cadeiras, o excesso de volume da TV e o tom de voz, podem se tornar muito desagradáveis com o passar do tempo. É preciso ter consciência e perceber que na hora os ruídos podem não atrapalhar, mas que com os anos, isso fará mal para a sua saúde. A mestre em clínica cirúrgica pela UFPR comenta que esses ruídos domésticos não causam a perda de audição em si, mas que podem originar outras formas de danos a saúde que não são ligados diretamente a esse sistema. “Os ruídos comuns do dia-a-dia não ocasionam problemas diretos a audição, mas, sem perceber, é possível que o excesso de barulho cotidiano acarrete em problemas de atenção, concentração, insônia, diminuição do rendimento no trabalho, mudança repentina de humor, dores de cabeça e ansiedade no indivíduo”, alerta Rita Guimarães.

Para evitar, ou pelo menos amenizar alguns desses ruídos em casa e preservar o bem estar, a doutora oferece algumas soluções práticas.
Sendo esse um dos sentidos mais importantes para os seres humanos, a otorrino sugere que no lar sejam utilizados tecidos macios e flexíveis, como veludo e algodão, em cortinas, pois emitem menos ruído. Tapetes e estofados também podem ajudar a abafar os sons desagradáveis e reduzir o problema. Sofás de couro, mesas de vidro e móveis com revestimento laminado ou madeira envernizada possuem superfícies lisas e “refletem” o som, promovendo sua reverberação – e podem prejudicar a sua saúde e bem estar com o passar do tempo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter