Rede pública disponibiliza atendimento em homeopatia

A homeopatia é procurada na rede principalmente por pessoas com problemas alérgicos, dores, depressão ou gastrointestinais.

Comentar
Compartilhar
19 NOV 201311h45

Muita gente ainda desconhece o assunto, mas a homeopatia faz parte das especialidades médicas oferecidas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde em seus dois ambulatórios.

Na quinta-feira (21) é celebrado o Dia Nacional da Homeopatia, reconhecida como especialidade no Brasil desde 1979. É procurada na rede principalmente por pessoas com problemas alérgicos, dores, depressão ou gastrointestinais.

De acordo com o médico Roberto Debski, que atende na unidade da Zona Noroeste, a homeopatia busca tratar a pessoa de forma integral. “O tratamento estimula os mecanismos de cura e as respostas do próprio paciente. Muitas vezes as doenças são causadas por hábitos inadequados, por isso questionamos a totalidade: hábitos alimentares e de sono, temperamento. O tratamento pode ser usado de forma complementar com outros, integrando e buscando um ponto de equilíbrio para o organismo”.

Os benefícios são comprovados por Maria Nicia da Silva, de 67 anos, que há mais de 20 busca socorro na homeopatia quando tem algum problema de saúde. “Eu adoro. Sinto um alívio imediato nas dores”.

A especialidade é de livre demanda e não possui fila de espera. Para agendar a consulta basta ir com o cartão SUS em uma unidade de saúde ou em um dos dois ambulatórios: na av. Conselheiro Nébias, 199, Paquetá, ou na r. Professor Luiz Gomes Cruz s/n, no Castelo.