X

Saúde

Qual é melhor tom do batom?

É impossível viver sem ele, mas a grande questão ainda é como combinar o batom com o restante da produção

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/10/2013 às 15:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Qual é a melhor cor de batom? Essa é dúvida de todas as mulheres. A cada dia aparece uma novidade, mas será que todas as novidades podem ser usadas sem cair no ridículo?

É claro que sempre vale um toque de ousadia. Mas tem que ser bem dosado e é preciso respeitar as particularidades de cada rosto, de cada tonalidade de pele e de cada lábio.

Existem algumas regrinhas que valem para todas.

Os tons rosados, marrons avermelhados, cobres, dourados e os cor de boca, também chamados de nude, ou pêssego combinam com qualquer pele.

Os batons cintilantes acentuam as rugas dos lábios. Os pigmentos se concentram nas fissuras, aquelas que passaram dos trinta anos devem evitar.

Mulheres com peles muito claras e batom escuro ficam com um visual dramático. Melhor é optar por um visual mais suave.

O batom arremata a produção do rosto e vale sempre usar o bom senso na hora de escolher a cor (Foto: GB Imagem)

É bom evitar o uso de batom vermelho quando a roupa também é vermelha. A ordem é contrastar.

Se tem pequenas peles soltas nos lábios, é só fazer uma leve esfoliação usando gotas de hidratante e uma toalha felpuda. Passe-a de um lado para outro nos lábios que as casquinhas sairão com facilidade.

Os batons de longa duração não combinam bem com bocas muito secas porque o próprio batom provoca a sensação de lábios ressecados logo após sua aplicação.
Os lábios exigem cuidados especiais assim como a área dos olhos. Aos primeiros sinais de rugas nos lábios, adote um creme à base de ácido glicólico toda noite, antes de dormir. De manhã, aplique hidratante com filtro solar para evitar os efeitos da radiação do sol.

Outra regrinha de ouro é quando os olhos estiveram bem marcados com sombra e delineador, opte por batom clarinho, tipo cor de boca. Quando ocorrer o contrário, ou seja, a maquiagem nos olhos estiver bem natural, daí capriche escolhendo uma cor de batom bem vibrante.

Como surgiu o batom?

Os relatos históricos dão conta que o hábito de colorir os lábios entre as mulheres é mais antigo do que se imagina, mas ganhou popularidade no Século XVI quando os lábios vermelhos e pele do rosto branca era moda, mas acessível somente aos ricos. O batom era fabricado a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vegetais que davam a cor.  Mas, logo depois, usar batom passou a ser considerado vulgar.

Foi no ano de 1884 que apareceu o primeiro batom comercial inventado por perfumistas de Paris; era vendido enrolado em papel de seda e produzido a partir de cera de abelha, óleo de rícino e sebo.

A cor disponível era o carmim e era bem popular entre os atores e atrizes. Naquela época o batom não fazia parte do dia a dia das mulheres; foi somente a partir de 1912 que colorir os lábios foi se tornando moda e o batom passou a ser comercializado em embalagens metálicas e cilíndricas. Cem anos depois, o resultado é que as mulheres não vivem sem ele.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter