X

Saúde

Psicóloga indica os cuidados e como identificar a ansiedade

Profissional de Santos diz que pandemia criou cenário que propiciou aumento de casos, mas destaca que tratamento existe

LG Rodrigues

Publicado em 24/07/2021 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Psicóloga chama atenção para ansiedade como uma patologia grave e que precisa de cuidados especiais do paciente e de conhecidos / Nair Bueno/DL

Estimativas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país que possui, atualmente, a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o planeta. Desemprego em alta, pandemia descontrolada e vulnerabilidade social tornaram a maior nação sul-americana em um local propício para graves patologias psicológicas e uma especialista de Santos afirma que há solução, mas os pacientes devem procurar assistência médica especializada.

Estudos anteriores da OMS já apontavam o Brasil como líder de ranking de países mais ansiosos, mas a psicóloga Alessandra Moreno de Oliveira destaca que o coronavírus acabou sendo combustível para o aumento de casos.

"Ocupamos este lugar não é de hoje, mas com o surgimento da pandemia e suas consequências, este estado emocional se tornou mais comum. O medo, a morte, a situação política e econômica, desemprego, privação de lazer e de contato são uns dos fatores importantes que contribuíram para este aumento exponencial", explica.

Apesar de muito falada, a ansiedade ainda não é uma condição totalmente conhecida por todas as pessoas e muitos ainda associam o termo como algo pontual e de curta duração.

"A ansiedade é um estado afetivo que todos nós sentimos desde sempre. Ela é um importante regulador de situações que fazem parte do nosso cotidiano. Precisamos diferenciar a ansiedade saudável da patológica. Digamos que ela é um som de alerta e quando ele não é ouvido, se torna um grito e vem acompanhado de uma série de sintomas corporais. Sentir a ansiedade é lidar com questões de coragem, de liberdade de escolha e de criatividade, por exemplo: quando se está prestes a fazer uma entrevista de emprego, nos deparamos com essas questões e passamos a ouvi-las e se organizar para esta entrevista. Estado de ansiedade saudável. Quando o corpo manifesta sintomas físicos como: taquicardia, dor no peito, falta de ar, sudorese, dores musculares, sentir-se "estranho", entre outros e sem uma motivação consciente, isto é ansiedade patológica. Um estado de antecipação de possível ameaça ao bem-estar", afirma Alessandra.

A psicóloga afirma que cada pessoa descreve a ansiedade de uma forma diferente. Alguns a sentem num momento de agitação e diante da crise paralisam e outros a sentem quando estão relaxados, ficando confusos.

"É assustador quando ocorre. O melhor a fazer nesses momentos é estar junto da pessoa em crise, sem julgamentos ou tentativas de fazê-la entender que 'não é nada', porque para a pessoa 'é'. Então pode-se dizer que entende o que está sentindo e que ficará ali, também pode fazer exercícios de respiração e perguntar o que o corpo está sentindo. Aos poucos com uma respiração profunda e o acolhimento, pode-se começar a voltar para seu estado normal. Descrever o que sente é muito importante".

"Qualquer pessoa está propensa a se tornar ansiosa. Atualmente tem crescido muito o número de crianças e adolescentes com sintomas e comportamentos ansiosos e durante a pandemia, isto ficou ainda mais comum.

Outras doenças que acompanham a ansiedade estão a depressão, a síndrome do pânico e o medo patológico, caracterizado como aquele paralisa o paciente. A compreensão dos especialistas é de que essas patologias caminham juntas, dependendo do caso.

"O tratamento pode ser medicamentoso, numa fase mais avançada e com um parecer médico. É preciso muito cuidado ao tomar esta decisão e uma vez que a pessoa sinta que as crises se intensificam, com menor espaço de tempo e afetando outras áreas da vida, fazer uso de medicação é um caminho seguro e consciente. Atualmente existem remédios modernos e com ótimos resultados, estabilizando e propiciando um melhor equilíbrio e consciência. Porém a psicoterapia é fundamental nesse processo. Parece que hoje as pessoas não se permitem sentir e preferem não gostar de chorar ou conversar com alguém. Na medida em que o espaço terapêutico possibilita entrar em contato com as emoções, falar e se ouvir, começar a dialogar consigo mesmo, validar o que sente e olhar com cuidado para si, a ansiedade se torna momento presente e consciente", conclui Alessandra.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter