X

Saúde

Psicóloga diz que amantes do Carnaval têm o que celebrar mesmo sem folia

Para especialista da Amparo Saúde, eis a boa notícia, há formas de atenuar a frustração de ficar neste ano longe dos blocos e das escolas de samba

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 15/02/2021 às 18:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Bloco de Carnaval em São Paulo / Gildson Di Souza/SECOM

“Carnaval, desengano / Deixei a dor em casa me esperando...”, anuncia a música “Sonho de um Carnaval”, de Chico Buarque, gravada em 1966. A letra conta sobre a felicidade – mesmo que ilusória – de se viver os dias carnavalescos. Agora, em 2021, porém, a pandemia impediu que os brasileiros tomassem “a mão de cada irmão pela cidade”, o que pode aumentar o sentimento de frustração na parcela das pessoas que ama a festa popular mais importante do País. Para a psicóloga Donata Hamada, eis a boa notícia, há formas de atenuar a frustração de ficar longe dos blocos e escolas de samba.

Segundo a especialista, que é supervisora de Saúde Mental da Amparo Saúde, healthtech referência em APS (Atenção Primária à Saúde) remota e presencial no Brasil, datas celebrativas são uma recompensa que motiva as pessoas diariamente e que o ideal é não buscar momentos específicos para celebrar, como o Carnaval. Para ela, celebrar a vida é entender que cada momento é único e que quanto mais se celebra, mais dispostos a pessoa estará para seguir em frente e superar os obstáculos do dia a dia.

Desta forma, Donata diz que é compreensível que, sob a pandemia, as fantasias e purpurinas deem lugar a expressões mais contidas, mas que é fundamental que o amante do Carnaval pense sob outro ponto de vista.

“É importante relembre todas as suas conquistas, seus esforços, suas viagens, suas alegrias, suas histórias e comemore tudo o que já passou, planejando também o que virá, seja fazendo uma lista de desejos a curto, médio e longo prazo, cuidando do seu corpo e da sua mente, participando de eventos on-line, se fantasiando em casa mesmo e, acima de tudo, refletindo sobre todas as coisas boas que já aconteceram, a fim de sentir-se grato por isso, já que a tendência do ser-humano é se apegar ao lado negativo das coisas”, conta a especialista.

Além disso, ao praticar a gratidão e treinar cérebro para enxergar o lado bom das coisas, diz ela, as pessoas provocam a liberação de serotonina e dopamina, que são neurotransmissores ligados à sensação de prazer e bem-estar. Eles agem diretamente no cérebro e ajudam a melhorar o humor e, consequentemente, a qualidade do dia.

“Com pequenas atitudes é possível mudar grandes hábitos e, assim, ter uma vida mais leve e passar por momentos turbulentos sem grandes desconfortos”, finaliza a psicóloga.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter