X

Saúde

Principal doença da tireoide, hipotireoidismo afeta 10% das mulheres em alguma fase da vida

Dia Internacional da Tireoide, comemorado em 25 de maio, serve para chamar a atenção para o bom funcionamento da glândula, que regula órgãos como coração, cérebro, fígado e rins

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/05/2014 às 15:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

É de conhecimento de todos que o bom funcionamento do organismo depende de órgãos essenciais como cérebro, coração, pulmões, fígado, pâncreas, rins, estômago etc. Mas para que esses protagonistas cumpram bem o seu papel, é necessário um trabalho anterior, feito por estruturas que dificilmente sabemos para que servem.

A tireoide, por exemplo, localizada no pescoço (abaixo do Pomo de Adão), é uma glândula que regula funções importantes do coração, cérebro, fígado e rins, além de produzir os hormônios T3 e T4, que atuam no metabolismo, maneira como o corpo usa e armazena energia. Trata-se de uma peça tão importante para organismo que, em 25 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Tireoide.

Entre as várias patologias que atingem a glândula, o hipotireoidismo é a mais comum e ocorre quando há pouca produção de hormônio tireoidiano. Sua incidência é muito mais alta em mulheres, numa proporção de seis representantes do sexo feminino para um do sexo masculino.

"Cerca de 10% das mulheres apresentam a doença durante alguma fase da vida. Os sintomas mais comuns são cansaço excessivo, queda de cabelos, unhas fracas, pele seca, sensação de frio, aumento de peso e menstruação irregular", aponta o endocrinologista dos hospitais Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz, em São Paulo, e do Instituto Santista de Oncologia e do Hospital de Beneficência Portuguesa, em Santos, Dr. Ivan Cesar Correia de Sousa.

Para o especialista, o aumento no número de casos se dá pelo avanço dos métodos de diagnóstico, que já conseguem identificar até pequenas alterações. "Um simples exame de sangue pode relevar se os sintomas são resultados do hipotireoidismo ou ter alguma outra causa. Em casos leves, a pessoa não apresenta nenhum sinal da doença", alerta.

A tireoide é uma glândula que regula funções importantes do coração, cérebro, fígado e rins (Foto: Divulgação)

Em sua maioria, o hipotireoidismo é ocasionado por uma disfunção autoimune, chamada de Tireoidite de Hashimoto, onde o sistema imunológico ataca a danifica a glândula, que não consegue produzir hormônio suficiente.

A doença pode afetar também recém-nascidos, caso a tireoide não  tenha se desenvolvido adequadamente. Felizmente, o hipotireoidismo consegue ser diagnosticado pelo "teste do pezinho", feito nos primeiros dias de vida do bebê. Uma vez confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, evitando que a criança desenvolva cretinismo (retardo mental) e apresente problemas de crescimento.

Diagnóstico

Exames de sangue medem o nível do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e do hormônio da tireoide (T4). Se o TSH estiver elevado e os níveis de T4 estiverem baixos, caracteriza-se o hipotireoidismo.

Como as mulheres possuem mais propensão a ter a doença e muitas vezes os sintomas passam despercebidos, o ideal é que o exame seja feito uma vez por ano, juntamente com o preventivo (exame que analisa a parede do cólo do útero). Pessoas com histórico da doença na família também possuem maiores riscos e devem passar por consulta periodicamente.

Importância do tratamento

Se não for tratado, o hipotireoidismo prejudica o desempenho físico e mental, causa anemia, aumenta os níveis de colesterol, provoca disfunções respiratórias, renais, neurológicas, glaucoma, hipertensão arterial, entre outros males. "A insuficiência de órgãos pode levar ao coma, e consequemente, à morte", alerta o Dr. Ivan Cesar.

O tratamento é simples e feito com medicação que contém o hormônio da tireoide (T4), na forma de comprimido. Em geral, a reposição hormonal deve ser feita por toda a vida.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter