X

Saúde

Prática de exercícios físicos traz mais felicidade que dinheiro, diz pesquisa

Cardiologista do Instituto Santista de Hemodinâmica, Luiz Otávio Lopes Abrantes, alerta sobre a importância da avaliação pré-participação esportiva

Da Reportagem

Publicado em 29/01/2020 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A prática de exercícios físicos traz benefícios inegáveis / Divulgação

Se dinheiro traz felicidade, praticar exercícios físicos regularmente pode fazer ainda mais que isso. Segundo uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet, ser fisicamente ativo traz mais felicidade do que ter um bom status econômico. O estudo, realizado por pesquisadores das universidades de Oxford e Yale, coletou dados de mais de 1,2 milhão de norte-americanos, a fim de saber sobre o comportamento físico e mental dos participantes.

A conclusão foi que: pessoas que se exercitam tendem a se sentir mal por 35 dias ao ano, já os não ativos, se sentem mal por 53 dias. Além disso, a análise revela que os fisicamente ativos se sentem tão bem quanto os inativos, que ganham cerca de US $ 25 mil a mais por ano, ou seja, a felicidade está mais interligada a uma rotina de exercícios físicos do que ao status econômico.

Além de deixar as pessoas mais felizes, conforme indicado pela pesquisa, a prática de exercícios físicos traz benefícios inegáveis, como melhora do metabolismo individual, diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, entre outros.

Porém, antes de sair todo feliz e empolgado fazendo atividades físicas, é fundamental uma avaliação de um médico de confiança. De acordo com o cardiologista do Instituto Santista de Hemodinâmica, Luiz Otávio Lopes Abrantes, entender com mais detalhes a importância da avaliação pré-participação esportiva é fundamental para a prática de exercícios com segurança. “Fazer atividades sem conhecimento sobre a saúde do corpo e principalmente do coração pode trazer sérios riscos à saúde, desde um simples mal-estar, náuseas ou hipoglicemia, até casos graves que podem até levar à morte súbita”, alerta.

Segundo o especialista, a avaliação identifica fatores que possam colocar em risco a saúde do indivíduo durante a prática de atividades físicas. Além disso, é solicitado também a realização de exames pertinentes a cada caso, como laboratoriais e cardiológicos. Teste Ergométrico, Ecocardiograma, Holter 24h, Cintilografia Miocárdica, Cateterismo, ou de imagem, como Raio X, Tomografia e Ressonância, são alguns exemplos.

O cardiologista ainda alerta quanto ao período para as avaliações médicas, podendo variar de acordo com a saúde de cada paciente. “De maneira geral, as academias condicionaram a necessidade de um atestado médico para a prática esportiva com validade de seis meses, mas tudo depende se a pessoa é portadora de alguma patologia específica, da idade e do tipo de atividade que desenvolve”, afirma.

E especialmente durante o verão, por ser a estação com intenso número de praticantes de atividades físicas, se atentar a alguns cuidados é fundamental. “De acordo com a modalidade, é preciso ficar atento ao local de prática do exercício, afinal, ambientes muito quentes podem levar a desidratação, assim como lugares com baixa umidade e frio extremo também”, endossa Luiz Otávio.

“O equilíbrio é a palavra-chave para a longevidade, pois tanto o sedentário, quanto o atleta de alto nível que leva seu corpo ao limite terão problemas no futuro. Por isso, exercitar-se sem exageros e sem vícios, além de manter sempre a boa alimentação, sono adequado e convívio social, melhoram a nossa qualidade de vida”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter