Policlínica Castelo fará mega ação do Outubro Rosa

Mais de dez atividades estão programadas para acontecer durante toda esta quinta-feira (25)

Comentar
Compartilhar
24 OUT 2018Por Da Reportagem15h31
Foto: Susan Hortas/PMS

Mais de dez atividades estão programadas para acontecer durante toda esta quinta-feira (25), na Policlínica Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184), em função da Campanha Outubro Rosa.

Das 8h30 às 9h30, ocorre a 3ª Caminhada do Outubro Rosa pelas ruas do bairro. A concentração será na unidade. Em caso de chuva, haverá atividade física na quadra da Praça da Paz Universal.

A coleta de exame preventivo ao câncer de colo de útero (Papanicolau) será realizada das 9h às 12h e das 13h às 15h por médicos generalistas, que também avaliarão as mamas das pacientes. Durante todo o dia, também serão solicitadas mamografias pela equipe de enfermagem.

Vale lembrar que, para a realização do Papanicolau, é necessário preparo. A mulher deve evitar, três dias antes, relações sexuais, piscina e banheiras, duchas vaginais, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais. Estes produtos e situações podem retirar ou esconder as células anormais.

AUTOESTIMA

Atividades relacionadas à beleza e bem-estar também serão realizadas. Haverá Espaço Beleza, com oficina de turbante, das 10h às 11h30, no Centro Comunitário do Castelo (R. Waldemar Noschese, 7). No mesmo local, das 13h30 às 14h30, aula de Biodança e Meditação.

Das 14h30 às 15h30, o Consultório 3 abrigará a oficina Direitos da Mulher. Já a terapia comunitária acontece na Sala de Reunião das 14h às 15h30.

PREVENÇÃO

Oficina sobre Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, aberta a todos os interessados, será realizada das 10h30 às 11h e 14h às 14h30 no Consultório 4.

O autocuidado com as mamas, voltado à detecção precoce do câncer, é tema de oficina das 13h30 às 14h30 na recepção da unidade.

Durante todo o dia, os agentes de controle de endemias orientarão os usuários da policlínica com relação às doenças causadas por animais e mosquitos. Além disso, dentistas e auxiliares de saúde bucal darão orientações no consultório de odontologia.

DIVERSÃO

Crianças e adultos terão ainda opções para se divertir: o Circo Periférico se apresenta na quadra da Praça da Paz Universal, das 10h às 11h30. No período da tarde, haverá Espaço Kids na brinquedoteca da policlínica, das 14h às 16h.