X

Saúde

Pfizer envia dados de testes de vacina contra Covid-19 para Anvisa

Envio não significa que a empresa pediu o registro do imunizante no Brasil; vacina tem 95% de eficácia contra o vírus, segundo dados divulgados

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 26/11/2020 às 17:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No País, 2,9 mil voluntários estão participando dos testes clínicos do imunizante / Divulgação/Prefeitura Municipal de Bertioga

A farmacêutica norte-americana Pfizer enviou os primeiros dados dos testes da BNT162b2, vacina contra Covid-19, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O envio foi anunciado nesta quarta-feira pela própria farmacêutica.

Entretanto, o procedimento não significa que a empresa pediu o registro do produto no Brasil. Esta etapa é uma preparação para a futura solicitação.

No País, 2,9 mil voluntários estão participando dos testes clínicos do imunizante, mas ainda não há acordo para o fornecimento da vacina para a população brasileira. A Pfizer está entre os cinco fabricantes que o Ministério da Saúde está em negociação.

Com os documentos, a farmacêutica iniciou o "processo de submissão contínua" previsto pela agência federal para acelerar o recebimento de dados dos fabricantes que desenvolvem as possíveis vacinas contra o novo coronavírus.

Durante este processo, as empresas não precisam ter todos os documentos reunidos para apresentá-los de uma vez. “Esse é um importante passo para que o imunizante esteja disponível no Brasil. A Pfizer disponibilizará todos os dados necessários para avaliação e estará em total colaboração com a ANVISA para que esse processo transcorra da melhor maneira e o mais rapidamente possível”, indica a nota assinada pela diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine.

Eficácia

O imunizante produzido pela Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech tem 95% de eficácia contra a doença, segundo os dados da fase 3 de testes divulgados pela empresa.

Contudo, esses resultados ainda não foram divulgados em uma revista científica, ou seja, não foram revisados por outros pesquisadores.

De acordo com as empresas, elas "planejam apresentar os dados de eficácia e segurança do estudo para revisão por revistas científicas, assim que a análise dos dados for concluída".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter