X

Saúde

Pesquisadores estudam eficácia de alucinógeno em tratamento contra depressão

Substância encontrada em cogumelo já está sendo testada em pessoas mentalmente saudáveis; estudo da King's College London concluiu que o uso é seguro em ambiente controlado

Brasil 61

Publicado em 23/12/2019 às 12:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pixabay

Um estudo conduzido por uma universidade de Londres afirma que a psilocibina, substância alucinógena encontrada em um tipo de cogumelo, é segura para o consumo de pessoas mentalmente saudáveis. Essa foi a primeira etapa do estudo sobre o potencial da substância psicodélica, que concluiu que ela pode ser consumida, sem causar danos, em um ambiente seguro e controlado por médicos.  

A substância foi testada por voluntários que ficaram em salas monitoradas por psiquiatras durante seis horas. Segundo os especialistas, não houve danos graves e os efeitos colaterais que surgiram já eram esperados, como alteração da percepção.

A próxima etapa é descobrir se a psilocibina é eficaz no tratamento contra a depressão. O grupo de estudiosos afirma que essa fase deve ser concluída nos próximos cinco anos. A pesquisa está em desenvolvimento em centros de tratamento para a doença nos Estados Unidos, Canadá e na Europa.

Segundo o estudo, ainda não existem dados consistentes que comprovem a eficácia contra a depressão e que é preciso mais pesquisa em torno do tema, já que alguns pacientes são resistentes ao tratamento convencional. A previsão é de que, comprovada a eficiência do alucinógeno, o tratamento seja mais caro do que o convencional, devido à estrutura necessária.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter