X

Saúde

Páscoa: cuidado ao comprar, armazenar e preparar peixes

É preciso ter atenção redobrada não só apenas na hora de comprar pescados, mas também no preparo e na conservação dos alimentos.

Da Reportagem

Publicado em 19/04/2019 às 08:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O armazenamento e o preparo do alimento deve seguir algumas regras. / Reprodução/Internet

Como tradição, o peixe é um dos alimentos mais consumidos nessa época. Segundo o Centro de Vigilância Sanitária estadual, é preciso ter atenção redobrada não só apenas na hora de comprar pescados, mas também no preparo e na conservação dos alimentos.

Ao escolher o local de compra do alimento, é importante certificar-se de que o ambiente e os atendentes mantêm organização e limpeza, e ainda observar as condições de armazenamento e conservação do produto - os peixes devem ser mantidos a uma temperatura entre 0°C e 2°C.

Ao chegar em casa, é preciso armazenar imediatamente na geladeira ou no freezer. Para preparar, mantenha sob refrigeração - nunca descongele pescados na temperatura ambiente.

Cada tipo de pescado apresenta uma aparência adequada que deve ser observada antes de comprar: peixes frescos não podem ter manchas, furos ou cortes na superfície, mas sim escamas bem firmes e resistentes, translúcidas e brilhantes, pele úmida e brânquias de cor avermelhada ou rosa.

Em relação ao bacalhau, a presença de manchas escuras, amolecimento e o odor desagradável são características que indicam que o produto não está apropriado para consumo.

"Pescados, se não preparados imediatamente, devem ser mantido no máximo por cinco dias na geladeira", explica a diretora do Grupo de Alimentos do Centro de Vigilância Sanitária estadual, Luana Gimenez Lopes. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter