Parceria inclui tratamento dentário de população de rua em grade curricular

Uma parceria entre a Seas (Secretaria de Assistência Social) e a Unimes garantiu o acesso ao atendimento dentário para a população em situação de rua.

Comentar
Compartilhar
07 FEV 201412h49

Uma parceria entre a Seas (Secretaria de Assistência Social) e a Unimes garantiu o acesso ao atendimento dentário para a população em situação de rua. Cerca de 40 pessoas participaram das atividades preparatórias no ano passado, e em março iniciam tratamento, que foi inserido na grade curricular da Faculdade de Odontologia da instituição.

A inclusão foi confirmada pelo professor José Sani Neto, responsável pela disciplina de periodontia e que coordenou os trabalhos com usuários do Centro POP (serviço da Seas voltado ao atendimento de pessoas em situação de rua) no ano passado. Para ele, a experiência em cuidar da saúde bucal deste segmento populacional pode despertar, entre os universitários, a vocação para atuar no sistema público. A sua estimativa é que 98% desse público apresentam cárie, doença periodontal, ou ambas.

O cuidado com os moradores de rua será abordado nas disciplinas de periodontia, clínica integrada, cirurgia e dentística. Sani Neto explica que os pacientes inicialmente terão o tratamento direcionado para a eliminação dos focos infecciosos, como raízes residuais, extração de dentes condenados, tratamento gengival e endodôntico-canal.