X

Saúde

Nutricionista ensina a montar lancheira saudável

Giovana Canno, nutricionista de Santos, explica que um lanche completo deve ter alimentos de três grupos alimentares.

Caroline Souza

Publicado em 27/01/2019 às 12:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para a especialista, os pais devem dar preferência a levar os alimentos de casa ao invés de comprar na escola. / Rodrigo Montaldi/DL

A criança precisa estar bem nutrida para assimilar tudo o que aprende”, alerta a nutricionista santista, Giovana Canno. Por isso, preparar corretamente a lancheira deve ser uma das principais preocupações dos pais ou responsáveis na volta às ­aulas. 

A nutricionista alerta que é preciso pensar em alimentos de três grupos alimentares: reguladores, construtores e energéticos. Frutas e verduras são exemplos do primeiro grupo. As proteínas, que podem vir de fontes animais - como queijos e iogurtes - ou vegetais - como leguminosas - fazem parte dos construtores. Já o último grupo é composto pelos carboidratos, focando nos integrais e com absorção mais lenta, evitando picos de glicemia. 

“Tomate cereja, cenoura, torrada integral picada e temperos naturais são uma boa ideia de lanche saudável”, sugere Canno. “Sanduíches naturais com patês também são indicados”. 

Outra sugestão da nutricionista é o milho, com azeite e um pouco de sal.

Para deixar o iogurte mais saudável, Giovana recomenda adicionar aveia, granola ou frutas secas. “Lembrando que deve ser iogurte integral, com a menor quantidade de ingredientes: leite e ­fermento”. 

Por conta do calor que tem feito na Baixada Santista, é preciso ficar alerta para que os alimentos não estraguem. “A lancheira deve ser térmica e é legal colocar uma bolsa térmica de gel congelada. Além de conservar os alimentos, isso faz com que a temperatura dos sucos, se mantenha boa”, recomenda.

Canno chama atenção para o fato de que muitos acabam se esquecendo de um importante item: a garrafa de água.

COMPRAR NA ESCOLA?

“É muito mais interessante levar de casa do que comprar na escola, mesmo que tenha opções teoricamente saudáveis”, afirma. “Levando os alimentos de casa, os pais têm certeza da qualidade de tudo que está ali”, completa. 

Uma dica da nutricionista para ensinar as crianças sobre alimentação, é preparar a lancheira junto com elas. 

EVITE

Salgadinhos, bolachas recheadas, refrigerantes e achocolatados devem ser evitados. Segundo a nutricionista, salgadinhos possuem muito corante, conservante, sódio, gordura trans e aditivos químicos. Já as bolachas recheadas têm muita gordura trans. “Quando eles tiram a gordura trans, costumam colocar a saturada, que também não é boa”, explica.

No caso de refrigerantes e achocolatados, a quantidade de açúcar é um dos principais vilões. 

Algumas escolas estipulam a sexta-feira para uma lancheira com algum desses alimentos. 

Mas fique atento aos rótulos. “Quanto mais conservantes, maior a vida do alimento e menor a nossa vida”, finaliza. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter