No aniversário de Cubatão, Semes promove campanha de doação de sangue

Iniciativa recebeu o nome de "Sou atleta. Doo sangue pela minha cidade"

Comentar
Compartilhar
02 ABR 201519h51

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes) também preparou suas atividades em comemoração pelos 66 anos da emancipação político-administrativa de Cubatão. Haverá uma série de eventos, que começaram nesta quarta-feira (1), com o Aulão de Hidroginástica, na piscina do Centro Esportivo Romerão e com o Festival de Capoeira, no Parque Novo Anilinas. As atividades seguem até o próximo dia 29. O destaque da programação é a campanha voluntária: "Sou atleta. Doo Sangue pela minha cidade", que acontece no próximo dia 8.

Na oportunidade, um grupo de 30 atletas adotados pela Semes irá às 8 horas ao Hemocentro do Hospital Municipal de Cubatão - Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, para doar seu sangue. O grupo será liderado pelo secretário de Esportes e Lazer, Luiz Fernando da Silva, o Suquinho.

Segundo ele, a iniciativa é a forma que os atletas da cidade encontraram para retribuir o apoio recebido pela população. "A campanha será contínua, tanto que, conforme acertado com os responsáveis pelo Banco de Sangue, a cada trinta dias, um grupo de atletas comparecerá ao local para fazer a doação", informou.

Aniciativa é a forma que os atletas da cidade encontraram para retribuir o apoio recebido pela população (Foto: PMC)

"Além do ato de cidadania em si, para os atletas será interessante também por se tratar de oportunidade para uma maior integração entre as modalidades esportivas, criando um maior vínculo com a Semes", concluiu o secretário.
Banco - Independentemente da campanha, o Banco de Sangue cubatense continua aberto para doadores voluntários, desde que respeitadas algumas condições. Uma delas é que seja respeitado um intervalo mínimo entre as doações: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Também devem ser respeitados os seguintes requisitos: estar em boas condições de saúde e idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável, portando documento de autorização.

Além disso, o doador deve estar pesando no mínimo 50kg; estar descansado (dormido pelo menos seis horas, nas últimas 24 horas; estar alimentado, evitando ter se alimentado com comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação; apresentar um documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, ou CNH).

O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Cubatão funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 14h. O endereço é Avenida Henry Borden, s/nº.