X

Saúde

Na medida certa, chocolate faz bem ao corpo e à mente

No Dia Mundial do Chocolate, 7 de julho, embora a data não tenha grande tradição no Brasil, é oportuno lembrar benefícios do consumo correto do produto.

Da Reportagem

Publicado em 07/07/2019 às 09:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Reprodução/Fotos Públicas/Internet

A nutricionista Regina Helena Pereira, membro do Departamento de Nutrição da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), explica que a ingestão de chocolate relaciona-se à produção de serotonina e feniletilamina, neurotransmissores ligados ao ânimo e à disposição. "Porém, para desfrutar seus efeitos positivos, é preciso consumi-lo com moderação e bom senso, bem como manter bons hábitos de alimentação e vida saudável".

O chocolate é uma boa fonte de energia e tem alto nível calórico. Cada 100 gramas podem conter de 350 a 500 calorias, além de alta concentração de açúcar. Muitas marcas ainda agregam a "gordura trans", pois esta é mais barata do que a manteiga de cacau, mas muito mais perigosa para a saúde.

Os portadores de diabetes, seja do tipo 1 ou do tipo 2, devem consumir chocolate com bastante moderação e preferir versões sem adição de açúcar ou diet, para evitar um pico de elevação de glicemia. Indivíduos com alergia a algum componente devem evitá-lo, buscando alternativas para substituí-lo.

Dicas para o consumo saudável

A nutricionista da Socesp salienta que o chocolate deve ser consumido com moderação, apontando os prós e os contras do produto:

Benefícios:

O chocolate amargo tem efeitos benéficos ao coração. Estudos mostram sua associação com redução de pressão arterial;

Também em sua versão amarga, o chocolate pode melhorar o fluxo arterial;

Rico em antioxidantes, o cacau protege o coração do envelhecimento causado por radicais livres;

Alguns estudos indicam menor risco de arritmias cardíacas, como fibrilação atrial, em pessoas que consomem chocolate de maneira esporádica.

Malefícios do consumo inadequado:

Ganho de peso, quando ingerido em excesso ou de maneira compulsiva, já que é rico em açúcar e gorduras;

Em algumas pessoas mais sensíveis a alguns de seus ingredientes, pode gerar alergias, manifestadas em coceiras, irritação ou falta de sono;

Diabéticos podem consumir com moderação versões sem açúcar. O ideal é pedir orientação ao médico e/ou ao nutricionista.

Sobre a SOCESP

A Socesp - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina, conta com cerca de 8 mil sócios. Os principais objetivos da Socesp são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria Socesp aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

Cotidiano

Operação Comboio na Anchieta gera lentidão na manhã desta sexta-feira

Parte da lentidão é por conta do tempo encoberto com chuva em pontos isolados do Sistema Anchieta-Imigrantes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter