X

Saúde

Mioma uterino afeta cinco em cada dez mulheres em idade reprodutiva

No mês dedicado à saúde da mulher, especialista sugere tratamento minimamente invasivo que preserva o útero

Da Reportagem

Publicado em 24/10/2019 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Doença pode causar sangramentos intensos, além de dores pélvicas e durante a relação sexua / Divulgação

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem como objetivo proporcionar maior acesso das mulheres aos serviços de diagnóstico e tratamento da doença, responsável por quase um em cada quatro óbitos por câncer em todo o mundo.

Mas, apesar do mês ser dedicado à saúde das mamas, a data também é uma excelente oportunidade para as mulheres realizarem um check-up anual, a fim de detectarem outras doenças. Entre elas, o mioma uterino.

Os miomas são tumores/nódulos benignos, de origem do tecido muscular, e que costumam aparecer em cerca de 50% das mulheres em idade reprodutiva (30 a 50 anos).

Em algumas mulheres, a doença apresenta sintomas como sangramento intenso e aumento do período menstrual, dor abdominal, pressão pélvica, além de vontade de urinar com frequência e desconforto durante a relação sexual. Em outras, no entanto, sua identificação só ocorre durante exames de rotina, como ultrassons pélvicos e de abdômen.

Os miomas uterinos podem aparecer em diversas regiões do útero e também em tamanhos variados. Há, hoje, diversas opções de tratamento. Uma delas, considerada minimamente invasiva, é a embolização do tumor. Neste método, navega-se com um cateter, por meio da punção de uma artéria periférica, até a artéria uterina, que nutre tanto o útero quanto os miomas.

O procedimento, além de aliviar os sintomas, impede o fluxo de sangue que nutre os tumores. Com isso, os nódulos acabam secando e reduzindo seu volume em até 50%, conforme explica o médico Renato de Souza Astolfi, diretor e coordenador da área de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular do Instituto Santista de Hemodinâmica.

"Na embolização, o tumor não é retirado, como ocorre na cirurgia convencional. Ele é um tratamento alternativo, onde o tumor é secado, cortando sua irrigação. Com isso, reduzimos os sintomas, o desconforto da paciente e diminuímos o volume do útero de forma geral".

O método também é uma excelente alternativa para mulheres que veem o sonho da gravidez ameaçado, já que os miomas uterinos também estão associados a quadros de infertilidade. "Ele é minimamente invasivo e preserva o útero, que em muitos casos é completamente retirado em uma cirurgia ginecológica", completa o especialista.

Os únicos casos em que o procedimento não é indicado são os de doença maligna, gestação e infecção ativa.  Após a punção do mioma, a paciente pode apresentar além de dor, febre baixa, náuseas e corrimento vaginal. Porém, em um curto prazo, retorna as atividades habituais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter