X

Saúde

Médicos alertam para o aumento do consumo de álcool e outras drogas na pandemia

Ação alusiva ao Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, promovida pela Prefeitura de SP, está marcada para 28 de junho

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 21/06/2021 às 18:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prefeitura promove debate sobre aumento de consumo de álcool durante a pandemia / Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Vinte e seis de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Com o objetivo de ressaltar a importância deste assunto, a Prefeitura de São Paulo realiza no dia 28 de junho, às 18h, uma conversa on-line sob o tema “Consumo de álcool e outras drogas na pandemia”, transmitida pelo YouTube e com acessibilidade em Libras.

O convidado é o médico psiquiatra Dartiu Xavier, coordenador do Serviço de Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo. “Refletir sobre o próprio consumo durante a pandemia é um exercício importante e pode prevenir problemas”, alerta Xavier. “O uso problemático começa quando há perda do controle do uso, trazendo prejuízos à vida do indivíduo”.

A conversa será com o psiquiatra Arthur Guerra de Andrade, Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenador técnico do Programa Redenção da Prefeitura Municipal de São Paulo, que oferece atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social e fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.

Aumento do consumo de drogas
Os dados do Brasil mostram aumento nos consumos de 17.2% de maconha; 7.4% de cocaína e 12.7% de benzodiazepínicos durante a pandemia. Com relação ao consumo de álcool, o aumento foi de 13,1%, um pouco abaixo da média mundial de 13,5%.

Política municipal
O Programa Redenção integra a Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas, assim como as ações de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Mais informações “Consumo de álcool e outras drogas na pandemia” acesse: https://cutt.ly/dnBQc7X

Saiba mais sobre o Programa Redenção acessando o link bit.ly/2SSB8zN.

Serviço
Consumo de álcool e outras drogas na pandemia
Data: 28 de junho
Horário: 18h
Link da transmissão: Programa Redenção - YouTube: bit.ly/3wXmAgQ

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter