Lotes de AstraZeneca devem ser entregues nesta terça

Governo Federal não detalha distribuição; na cidade de São Paulo, os estoques de AstraZeneca acabaram na última sexta-feira

Comentar
Compartilhar
13 SET 2021Por Estadão Conteúdo18h32
Em Santos, vacinação da Astrazeneca foi paralisada no último fim de semana por falta de dosesEm Santos, vacinação da Astrazeneca foi paralisada no último fim de semana por falta de dosesFoto: ISABELA CARRARI/PMS

Depois de interromper temporariamente a entrega de novas doses da vacina da AstraZeneca por falta de insumos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) volta a distribuir o imunizante ao Ministério da Saúde. O primeiro lote está passando pelo controle de qualidade e deve ser entregue nesta terça-feira, 14.

O atraso gerou desabastecimento de vacinas em alguns Estados. Na cidade de São Paulo, os estoques de AstraZeneca acabaram na última sexta-feira. Para não evitar mais atrasos na imunização, o governo do Estado autorizou a adoção do esquema heterólogo e aplica a segunda dose da Pfizer em quem recebeu a primeira de AstraZeneca.

De acordo com Regiane de Paula, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, pelo menos 1 milhão de pessoas no Estado de São Paulo foram afetadas pelo atraso na entrega dos imunizantes até a última sexta-feira, 10.

Questionado, o Ministério da Saúde não detalhou quantas doses irá receber e nem para quais Estados distribuirá as vacinas. A pasta também não disse quando as vacinas irão chegar às unidades da federação.