X

Saúde

Julho Verde: mês é dedicado à prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Em 2018, o tema escolhido para a campanha foi "Quem ama inclui" – #EntreNessa – com foco nas sequelas psicológicas e funcionais irreversíveis

Da Reportagem

Publicado em 17/07/2018 às 16:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tabagismo está entre os principais fatores de risco da doença / Agência Brasil

Mês de inverno, férias escolares e também de PREVENÇÃO! A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) aproveitou o mês de julho, no qual é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27), para promover a campanha #JulhoVerde, com atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de doença.

Em 2018, o tema escolhido para a campanha foi "Quem ama inclui" – #EntreNessa – com foco nas sequelas psicológicas e funcionais irreversíveis, que prejudicam a qualidade de vida do paciente e sua reinserção na sociedade.

O #JulhoVerde divulga informações sobre esses tipos de cânceres, que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool e as infecções por HPV.

Segundo as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de cabeça e pescoço, que inclui câncer de boca, laringe e demais sítios dessa região, é hoje o segundo mais frequente entre os homens no Brasil, atrás somente do câncer de próstata.

"A campanha é mundial e surgiu em 2014. No Brasil, o Dia Mundial virou, na verdade, um mês de inteiro de informação e orientação que busca atingir o maior número possível de pessoas. A importância do Julho Verde é de que estamos abordando uma doença muito comum. Se agruparmos os casos novos de câncer de boca e de laringe, o câncer da cabeça e pescoço como um todo é o segundo mais comum no sexo masculino no Brasil", destaca o Prof. Dr. Rogério Dedivitis.

O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool, associado ao fumo, aumenta o risco em 10 vezes para câncer nessa região.

A infecção pelo HPV (Papilomavírus Humano) tem contribuído com o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral. Esta é uma tendência mundial, que também já é identificada no Brasil.

"Tradicionalmente, o câncer da boca, faringe e laringe está fortemente associado ao cigarro. O combate ao tabagismo é, sem dúvida, a principal estratégia de prevenção primária. Entretanto, a infecção pelo HPV é um fator causal muito importante para o câncer da orofaringe e aqui também cabem medidas de conscientização quanto ao sexo protegido e a realização de campanhas de vacinação específicas.", completa Dedivitis.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter