Iamspe dá dicas de alimentação para o verão

Frutas, legumes, verduras e muita água são os alimentos mais recomendados, afirma especialista

Comentar
Compartilhar
13 JAN 201512h24

Com o início do verão e o grande calor nas cidades, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) dá dicas de como se alimentar nesta época do ano.

O corpo necessita de líquido, principalmente no verão, em que perdemos bastante por meio do suor. 

A nutricionista Dolores Milaré destaca alguns alimentos mais indicados para o verão, para repor água, vitaminas e outros nutrientes.

“Os alimentos recomendados são aqueles que oferecem uma boa quantidade de vitaminas, minerais, fibras e água. Estes alimentos favorecem a hidratação da pele, apresentam compostos bioativos com ação fotoprotetora e facilitam o bom funcionamento metabólico. A prioridade está nas frutas, verduras, legumes, carnes magras e muita água.”

A especialista diz ainda que, para quem está na praia, a água de coco também ajuda na hidratação.

O corpo necessita de líquido, principalmente no verão, em que perdemos bastante por meio do suor (Foto: Divulgação)

“Dois litros e meio de água por dia contribui para uma boa hidratação. Não podemos esquecer que a água de coco, além dos minerais, apresenta também o açúcar natural da fruta. Portanto, devemos consumir com moderação, dividindo a oferta com a água”, explica.

A nutricionista reforça também que doces, refrigerantes, sal em excesso, sucos industrializados e/ou alimentos bastante gordurosos e de difícil digestão não são recomendáveis.

Confira algumas opções de alimentos ricos em água e que podem auxiliar na hidratação corporal:

- Alface;
- Rabanete;
- Tomate;
- Melancia;
- Abacaxi.

Colunas

Contraponto