SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Hospital Regional de Itanhaém dá alta para casal de idosos curados da Covid-19

Marido de 82 anos e a mulher de 74 anos foram internados na unidade na primeira quinzena de junho

Comentar
Compartilhar
04 JUL 2020Por Da Reportagem12h12
Idosos passaram pela UTI e deixaram o hospital curados da doençaFoto: DIVULGAÇÃO

O Hospital Regional de Itanhaém deu alta, ao mesmo tempo, a um casal de idosos que esteve sob os cuidados da unidade devido ao coronavírus. A Sra. Vera Lucia Luz, de 74 anos, e o Sr. Ângelo Carnielli Neto, de 82 anos,  voltaram ao lar curados da Covid-19.

Moradores de Itanhaém, cidade que escolheram para viver a aposentadoria, foram internados na unidade na primeira quinzena de junho. Permaneceram na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por 10 dias. O casal mora sozinho, mas tem uma única filha, na cidade de São Paulo.

O marido, Ângelo Carnielli Neto, foi internado no dia 13 de junho, na Clínica Médica, com tosse, mialgia e falta de ar.  Foi transferido para a UTI devido a uma insuficiência respiratória e ficou entubado por nove dias.

Também com sintomas da doença, Vera Lucia Luz foi internada na clínica médica no dia seguinte a chegada do marido ao hospital, com histórico de outras comorbidades, foi encaminhada para a UTI no dia 25 de junho.

Juntos na UTI, o casal recebeu alta para a clínica médica no último sábado (27). O reencontro dos dois foi marcado pela comemoração do aniversário do sr. Ângelo. O encontro foi possível com a utilização da prancha ortostática, um recurso para verticalização do paciente visando prevenir fraqueza muscular, hipotrofia e recuperação da capacidade funcional.

 “O reencontro foi importante para os dois. Para ela saber que estava tudo bem com o marido e para ele ficar mais desperto”, disse a fisioterapeuta responsável pelo tratamento do casal, Palmira Gabriele Ferreira.

O Hospital de Itanhaém registrou, até o dia 2 de junho, 297 pacientes internados, sendo 80 em UTI e 216 altas. O serviço possui infraestrutura completa para garantir atendimento com qualidade e humanização. Os internados têm suporte de uma equipe multiprofissional e atividades focadas no bem-estar emocional.

“A alta de cada paciente é uma conquista para nós. O Hospital de Itanhaém segue cumprindo um importante papel de acolher, assistir os pacientes e oferecer atendimento de alta qualidade a todos”, diz o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.