X

Saúde

Hospital de SP terá que indenizar família por comunicar morte por WhatsApp

Para comunicar o falecimento à família, o médico enviou uma mensagem de texto ao viúvo

FolhaPress

Publicado em 29/11/2021 às 21:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para comunicar o falecimento à família, o médico enviou uma mensagem de texto ao viúvo / Divulgação

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a sentença que condenou um médico e o Hospital Regional de Franca, no interior do estado, a indenizaram o marido e o filho de uma paciente cuja morte foi informada por WhatsApp aos familiares. A decisão foi da 4ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP. A reparação foi fixada em R$ 5 mil.

De acordo com os autos, a paciente foi internada para a realização de cirurgia bariátrica e, nos dias seguintes, passou a apresentar dor, episódios de vômitos e hipertensão. Após a realização de outra cirurgia, foi encaminhada à UTI, teve uma parada cardiorrespiratória e faleceu. Para comunicar o falecimento à família, o médico enviou uma mensagem de texto ao viúvo.

"Os réus não observaram a ética médica, tampouco a questão humanitária envolvendo o assunto. Ora, a mera troca de mensagens sobre o estado da paciente não autoriza que a notícia sobre a morte ocorra da mesma forma, já que se trata de assunto extremamente delicado, que deve ser tratado com mais cuidado e zelo pelos réus", escreveu o desembargador Natan Zelinschi de Arruda em seu voto.

O magistrado ainda destacou que o próprio hospital reconheceu a falta de cuidado do médico com a situação.

"Desta maneira, está configurado o dano moral diante da angústia e desgosto suportados pelos autores, que foi ampliado em decorrência da falta de sensibilidade do médico na comunicação do óbito", concluiu ele na decisão.

Com relação ao valor da indenização, o desembargador entendeu que o valor é "compatível com as peculiaridades da demanda, pois que afasta o enriquecimento sem causa dos autores e contribui para que os réus não reiterem no procedimento inadequado".

A reportagem tenta contato como Hospital Regional de Franca e atualizará este texto caso obtenha um posicionamento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter