Hospital de Guarujá realiza primeira artroscopia de punho

A equipe de ortopedia e traumatologia do Hospital Don Domenico realizou a primeira artroscopia, no Guarujá, litoral paulista, no dia 19 de agosto

Comentar
Compartilhar
20 SET 2020Por Da Reportagem14h13
Foto: DIVULGAÇÃO

A equipe de ortopedia e traumatologia do Hospital Don Domenico realizou a primeira artroscopia, no Guarujá, litoral paulista, no dia 19 de agosto. A cirurgia, comandada pelo médico Dr. Fábio Duque Silveira, durou cerca de 35 minutos. A técnica é realizada por vídeo e permite um acesso as articulações de forma menos invasiva, explica o cirurgião, que é especialista em mãos.

Técnica cirúrgica realizada em articulações, a artroscopia inicialmente foi praticada em joelho e ombro, e mais recentemente em tornozelo e punho. Trata-se de uma cirurgia comumente realizada em grandes centros e apresenta muitas vantagens sobre as cirurgias abertas, esclarece o cirurgião.

Entre elas, uma recuperação mais rápida, devido ao pequeno corte, que possibilita uma célere cicatrização e com isso, uma alta precoce do leito, enumera.

“As cirurgias de mão são relativamente numerosas e tratam diversas doenças, tais como em caso de acidentes, que causam traumas, fraturas, queimaduras, infecções e ortopédicas, tais como instabilidades diversas, decorrentes de práticas desportivas intensas, como em atletas e praticantes de ‘crossfit’, por exemplos”, aponta.

“Atualmente vemos muitas lesões em tendões, nervos e articulações, por conta do mundo digital. Há também as doenças congênitas, como algumas deformidades”, completa o médico, que também enumera as microcirurgias, que lidam com casos de infecções, enxertos, reimplante e implante de membro, como exemplos de casos por ele atendidos. Duque também esclarece que o tempo de cirurgia varia de acordo com a complexidade do caso.

Com 10 especialidades e uma equipe grande de prontidão, o setor de ortopedia e traumatologia do HDD é dos mais completos da Baixada Santista. Joelho, mão, pé e tornozelo, ombro e cotovelo, quadril, coluna, ortopedia infantil, ortopedia oncológica, trauma e reconstrução e alongamento ósseo (fixador externo) são as subespecialidades que englobam o serviço, que é coordenado pelo médico e cirurgião ortopédico Dr. Ricardo Fruschein Annichino.

Annichino explica que desde junho do ano passado coordena a equipe, que hoje conta com médicos de ponta nas áreas de subespecialidades de ortopedia e traumatologia, do eixo, São Paulo, Santos e Guarujá, com intenção de tornar um serviço de referência na Baixada Santista.

Os profissionais de ortopedia e traumatologia do HDD realizam atendimento a convênios e particulares, no Pronto Atendimento do HDD, de segunda à domingo, das 7h às 19h, presencialmente e mantém uma equipe de sobreaviso para urgências e emergências, no horário das 19h às 7h. A equipe também realiza atendimento ambulatorial, por especialidade, no centro médico Don Domenico, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com agendamento prévio.