Hidratação correta pode evitar doenças típicas do verão

Na hora de se hidratar, a água é sempre a primeira escolha. Isotônicos, água de coco e chás também podem ser procurados, mas é preciso tomar cuidado com as restrições das bebidas

Comentar
Compartilhar
06 FEV 201415h54

Com a estação mais quente do ano, as temperaturas se mantêm acima dos 30º em quase toda parte do Brasil. Manter-se hidratado é fundamental para saúde de qualquer um, especialmente após longos períodos de exposição ao sol, como na praia ou na piscina. São nestes momentos que o corpo elimina o suor, perdendo a água e sais minerais essenciais para o funcionamento do organismo. Além disso, é nessa época que aumenta o número de casos de virose no país, pois diversos tipos de bactérias e vírus são contraídos na ingestão da água não purificada.

Na hora de se hidratar, a água é sempre a primeira escolha. Isotônicos, água de coco e chás também podem ser procurados, mas é preciso tomar cuidado com as restrições das bebidas. “O isotônico, por exemplo, contém quantidades mais elevadas de alguns minerais, como o sódio, pois são destinados a pessoas que praticam exercícios físicos. Desta forma, não deve ser consumido indiscriminadamente, principalmente por pessoas hipertensas”, explica Gisele Pavin, coordenadora de Nutrição e Saúde da Unilever.

Gisele também fala sobre a importância de ingerir uma água saudável: “A purificação é a nossa maior preocupação, para que nenhum tipo de problema ocorra durante o começo do ano, estragando o período de férias das pessoas", finaliza

Manter-se hidratado é fundamental para saúde de qualquer um, especialmente após longos períodos de exposição ao sol, como na praia ou na piscina (Foto: Divulgação)

Algumas dicas para manter a saúde nas férias e no verão:

- Para garantir que a água que chega até sua casa está própria para o consumo, use um purificador que garanta a remoção de vírus e bactérias. Se for viajar, tente levar com você seu purificador. Atualmente há, no mercado, equipamentos de alta tecnologia.

- Usar apenas água purificada no preparo dos alimentos.

- A recomendação é que crianças entre 1 e 3 anos bebam 1,3 litros por dia. As de 4 a 8 anos, devem ingerir 1,7 litros diariamente.

- Para adultos, a recomendação é a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia.

- Limpar a caixa d’água com regularidade.

- Na praia, evite consumir alimentos muito perecíveis.

- Se levar lanches caseiros para a praia, mantenha-os em recipientes bem tampados e abrigados do sol. Se o alimento necessitar de refrigeração, mantenha-o dentro de caixas isotérmicas abastecidas com gelo.