X
Saúde

Hábitos comuns podem prevenir doenças do outono

Gripes, resfriados, rinite, bronquite e sinusite são as que encontram condições mais propícias para se desenvolverem na estação

Redução da umidade relativa do ar e poluição aumentam casos de doenças no outono / Divulgação

As oscilações de temperatura e a baixa umidade promovem o aumento do ar seco e a concentração de poluentes na atmosfera, assim como o risco do aparecimento de doenças respiratórias. As alterações climáticas do outono provocam problemas como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os vilões continuam sendo os vírus respiratórios transmitidos por meio de gotículas respiratórias.

De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, professora Rafaela Saviolli, há uma alta significativa de casos de enfermidades neste período, associadas à redução da umidade relativa do ar, além do aumento da poluição. "O tempo frio e seco facilita a proliferação de agentes como vírus e bactérias", destaca. "Com as temperaturas mais baixas, a tendência de deixar os ambientes fechados, favorável para as infecções respiratórias. Por essa razão, é importante manter a ventilação e lavar as mãos com frequência", alerta.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a enfermeira, a chegada do outono demanda cuidados àqueles que sofrem de doenças crônicas, como a enfisema pulmonar, a asma, a bronquite crônica e as rinossinusites, pois, nesta época, ocorre a possibilidade do aumento das exacerbações.

"Pequenos hábitos irão fazer toda diferença, como a higienização das mãos, uso de máscaras quando necessário, ingerir bastante água e manter os espaços de casa limpos", recomenda a coordenadora. "No tempo seco, lavar roupas e cobertores que estão guardados há muito tempo antes de usá-los. Se houver irritação no nariz, é indicado usar solução fisiológica", completa.

Algumas dicas para evitar as doenças respiratórias no outono:

1. Hidrate o corpo

2. Não fume

3. Evite se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça

4. Mantenha o ambiente arejado

5. Lave as mãos com frequência e utilize álcool em gel

6. Mantenha as vacinas em dia

8. Use roupas adequadas quando houver necessidade

9. Mantenha hábitos saudáveis: tempo ideal de sono, alimentação saudável e pratique exercícios físicos fora do período de temperatura mais intensa.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Férias escolares de julho reacendem a discussão sobre guarda compartilhada

Especialista dá orientações sobre a divisão do tempo dos filhos com guardiões divorciados

São Vicente

Miramar Shopping traz brincadeiras de ilusão de ótica nas férias de julho

São quatro atrações espalhadas por todo o shopping que desafiam os sentidos, como a visão e o tato; evento é gratuito

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software