X

Saúde

Guarujá vacina primeiras crianças de 5 a 11 anos

O Município disponibiliza seis postos de vacinação exclusivos para crianças com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas

Da Reportagem

Publicado em 18/01/2022 às 22:09

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Saúde destinou seis postos de vacinação para o novo público / Divulgação/PMG

O coração apertado porque a sua filha caçula ainda não havia tomado a vacina contra a covid-19 é página virada na vida da doméstica Eva Pereira dos Santos Silva. Moradora do Sítio Conceiçãozinha, ela é mãe da pequena Débora Santos Moreira Silva, de 6 anos, que possui glaucoma congênito e recebeu a primeira dose na manhã de terça-feira (18). Débora integra o primeiro grupo, com idade entre 5 e 11 anos, contemplado na campanha de vacinação contra a covid-19 para crianças, iniciada pela Prefeitura de Guarujá.

A campanha foi aberta pelo prefeito Válter Suman, que acompanhou o início da imunização para a nova faixa etária na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros. "Guarujá avança mais um passo importante no processo de imunização, com a cobertura vacinal para crianças de 5 a 11 anos. Tenho certeza que pais e mães poderão ficar com seus corações mais tranquilos, nesta nova fase de enfrentamento à pandemia", afirmou o chefe do Executivo.

A iniciativa foi acompanhada pela vice-prefeita Adriana Machado e o secretário municipal de Saúde, Giuliano Vidotto. A abertura da campanha deu início ao Plano Estadual de Imunização (PEI) para crianças no Município. Nesta primeira fase, serão imunizadas pessoas de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas, que compõem o grupo prioritário, formado por 6.400 crianças. O universo total da faixa etária alcança cerca de 33.600 menores.

A Secretaria de Saúde destinou seis postos de vacinação para o novo público, as Usafas Jardim dos Pássaros, Vila Rã e Santa Rosa e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Morrinhos, Pae Cará e Vila Alice, que está em obras e atende temporariamente no espaço Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Álcool e Drogas (AD) II, no Jardim Progresso.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Esperança

O sentimento de esperança por dias melhores tomou conta dos pais e familiares. "Estava ansiosa para proteger a minha filha, que estava vulnerável. A minha mais velha é enfermeira e já tomou as três doses. Recentemente, peguei covid e a Débora não pegou. Se pegasse, precisaria de um cuidado maior ou até uma internação. Eu estava com coração apertado. Não devemos ter medo de vacina, mas do coronavírus, que está levando as pessoas sem dó", ressalta Eva.

Lorenzzo Charles Olejuki de Souza, também de 6 anos, foi vacinado no mesmo ato. Acompanhado de seus pais, o contador Evelton de Souza e a psicóloga Elaine Charles, o menino mora nas Astúrias e tem comorbidade pneumática. "O Lorenzzo tem problema grave respiratório desde bebezinho e já fez vários tratamentos. A gente anda com uma bombinha porque, quando fecham as vias aéreas do meu filho, corremos risco. Estamos muito felizes com a vacina.Para nós é um milagre", emociona-se Elaine.

Matheus Andrade, de 11 anos, também mora nas Astúrias, tem asma e foi se vacinar acompanhado do avô, o aposentado e microempreendedor Milton Marques de Andrade. "Vi todo mundo da minha família tomando vacina, a covid ainda continua e sempre tive vontade tomar, porque sei que é muito importante", afirma Matheus.

Cronograma

A Prefeitura de Guarujá recebeu do Governo Estadual as primeiras 1.700 doses da Pfizer para a vacina infantil. À medida que novas remessas chegarem, a cobertura vacinal vai sendo executada. A meta da Prefeitura é imunizar o grupo prioritário com a primeira dose até o fim do mês. 

Os menores serão imunizados mediante o acompanhamento dos pais ou responsáveis, a apresentação de um documento de identificação, comprovante de residência na Cidade, cartão de vacina e, em caso de comorbidades ou deficiência, laudo médico que ateste tal condição. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.

Confira os postos de vacinação contra a covid-19 por faixa etária:

- Usafa Jardim dos Pássaros – Rua Rouxinol, 25 (5 a 11 anos);

- Usafa Vila Rã – Rua Maria Geralda Valadão, 1.114 (5 a 11 anos);

- Usafa Santa Rosa – Rua Manoel da Cruz Michael, 387 (5 a 11 anos);

- UBS Vila Alice – O atendimento da Unidade está, provisoriamente durante a reforma estrutural do imóvel, sendo realizado no Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas – Caps AD II, na Rua Josefa Hermínia Caldas, 470 – Jardim Progresso (5 a 11 anos);

- UBS Morrinhos – Praça do Comércio, s/nº (5 a 11 anos);

- UBS Pae Cará – Avenida São João, 155 (5 a 11 anos);

- UBS Pernambuco – Rua Samambaia, s/nº (acima de 12 anos);

- UBS Vila Baiana – Rua Vereador Orlando Falcão, 172 (acima de 12 anos);

- Usafa Cidade Atlântica – Rua Uruguai, 3.000 (acima de 12 anos);

- Usafa Jardim Boa Esperança – Avenida Adriano Dias dos Santos, 533;

- Usafa Jardim Brasil – Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº (acima de 12 anos);

- Usafa Jardim Conceiçãozinha – Avenida Bento Pedro da Costa, s/nº (acima de 12 anos);

- Usafa Jardim Las Palmas – Rua José Alves de Oliveira, s/nº (acima de 12 anos);

- Usafa Jardim Progresso – Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº (acima de 12 anos);

- Usafa Perequê – Rua Rio Branco, 235 (acima de 12 anos);

- Usafa Santa Cruz dos Navegantes – Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº (acima de 12 anos);

- Usafa Sítio Conceiçãozinha – Rua Santo Antônio, 117 (acima de 12 anos);

- Usafa Vila Áurea – Rua Francisco de Castro, s/nº (acima de 12 anos);

- Usafa Vila Edna – Avenida Brasil, s/nº (acima de 12 anos);

- Usafa Vila Zilda – Rua Paulo Agostinho Silva, s/nº (acima de 12 anos). 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter