Guarujá ultrapassa marca de 10 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19

Cidade aplicou 11.859 doses do imunizante, entre primeiras e segundas doses

Comentar
Compartilhar
23 FEV 2021Por Da Reportagem12h06
Meta de cobertura vacinal em idosos com mais de 85 anos já foi atingidaFoto: HELDER LIMA/PMG

Guarujá ultrapassou a marca de 10 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (22). A campanha começou há pouco mais de um mês e já imunizou 10.152 indivíduos, entre idosos com mais de 85 anos, residências terapêuticas, idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas, além de profissionais e trabalhadores da saúde.

O Município já atingiu a meta de cobertura vacinal determinada pelo Ministério da Saúde em todas as campanhas, que é vacinar 90% da população estimada de cada grupo. Em idosos com mais de 90 anos, o percentual atendido já é de 98%. No grupo que tem entre 85 e 89 anos, o alcance é de 99%. Também foi superada a meta nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a covid-19: 98% deles foram vacinados.

"É uma marca importantíssima, ainda mais com esses percentuais de cobertura vacinal. Isso significa que estamos conseguindo imunizar o máximo de pessoas com a quantidade de doses que recebemos", comemora o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Antônio Chagas da Conceição. "Com a ampliação do público-alvo a partir desta terça-feira (23), mais um posto à disposição e com a vinda de mais doses, muito mais pessoas ainda serão imunizadas", complementa.

Antecipação e novo posto

Guarujá antecipou a vacinação de idosos com 80 a 84 anos a partir desta terça-feira (23). A ampliação do público-alvo é feita graças à gestão eficiente das doses. Inicialmente, o atendimento a eles estava previsto para 1º de março. São esperados ao menos 1.639 munícipes dentro dessa faixa etária.

 

A Cidade também colocará à disposição do atual público-alvo mais um posto de vacinação, que também contará com drive-thru – exclusivamente para os idosos. O novo ponto fica na segunda coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM), em Vicente de Carvalho (Rua Cunhambebe, 500 – Jardim Cunhambebe), e funcionará das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, para imunização dentro do local, e o sistema drive-thru atenderá das 9 às 15 horas, também nos dias úteis.

A vacinação também segue na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25 – Jardim dos Pássaros), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No local também funciona um serviço de drive-thru, das 9 às 15 horas, exclusivo para atendimento aos idosos.

Para garantir a imunização, basta o munícipe comparecer a um dos postos munido de um documento com foto e um comprovante de residência, se for primeira dose. Caso seja a segunda, também é preciso apresentar o cartão de vacinação.

Também é recomendado – mas não mandatório – o cadastro no site do VacinaJá, do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). A realização do pré-cadastro não garante preferência no momento da imunização, mas agiliza o envio das informações da Cidade aos órgãos de saúde estaduais e federais.