X

Guarujá supera meta de 100% dos adolescentes vacinados com a primeira dose / Divulgação/ PMG

O medo de agulha não foi obstáculo para que Miguel Bispo Vasconcelos da Silva, de 13 anos, tomasse a vacina contra a covid-19. No mesmo dia, Miguel, Rayany e Paulo receberam a primeira dose do imunizante no Ginásio Guaibê. Eles integram o segmento composto por 22.079 pessoas com idades entre 12 e 17 anos, que representam o público adolescente estimado no Município. Com a campanha realizada pela Prefeitura de Guarujá, a Cidade superou a meta de 100% dos adolescentes vacinados com a primeira dose na terça-feira (28).

Os municípios têm como referência o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi realizado em 2010, para definir o público vacinal por faixa etária. De acordo com o censo, Guarujá possuía 22.079 aptos para vacinar, mas 22.186 já tinham sido vacinados até o início da tarde de terça (28).

Mais do que números, estatísticas ou percentuais, são 22.186 seres humanos que passam para uma nova etapa na estratégia sanitária de enfrentamento à pandemia, após mais de um ano e meio de incertezas dos jovens e suas famílias. Cumprida esta primeira etapa do ciclo vacinal, os adolescentes ganham mais confiança para retomar atividades básicas da faixa etária, como a rotina de estudos presenciais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp: https://bit.ly/diariodolitoral
Mantenha-se bem informado.

O adolescente Miguel é morador da Vila Áurea. Acompanhado de sua mãe, a camareira Rosane Bispo da Silva, ele não escondeu a ansiedade que sentia e o medo da agulha, mas a vontade de tomar a vacina era muito maior. "A vacina representa a esperança de salvar a próxima geração desse vírus. A gente só quer dar continuidade na nossa vida", comentou o adolescente.

A mãe de Miguel aproveitou para tomar a segunda dose no mesmo dia que o filho. "A minha vacina estava marcada para o dia 23, mas eu aguardei o meu filho para virmos juntos. Muitos não puderam tomar e acabaram perdendo a vida. Por isso, eu acho muito importante que venham", relatou Rosane.

A aluna da Escola Benedito Cláudio, Rayany Ramos de França, de 13 anos, também estava com a mãe, a dona de casa Bruna Ramos dos Prazeres. Moradoras do Parque Estuário, foram ao Guaibê para que a jovem recebesse a primeira dose do imunizante. "Muitos amigos da escola já tinham se vacinado. Eu estava ansiosa e, agora, eu me sinto até mais segura", disse a estudante.

Presente de aniversário

Ansiedade era um assunto comum entre os adolescentes que aguardavam a sua vez de receber a primeira dose no Ginásio Guaibê. O estudante Paulo Maycon de Souza Soares, aluno da Escola Miguel Stéfano e morador do bairro Areião, completou 12 anos no último dia 23 de setembro e estava aguardando a data para ser vacinado. Ele foi acompanhado do pai, Orisvaldo José Soares.

"Eu fiquei um pouquinho nervoso, achando que ia doer, mas foi só uma picadinha de leve. A mulher que me atendeu é gentil, brincou comigo por causa do meu aniversário e foi legal", contou Paulo.

Para o secretário municipal de Saúde, Sandro Abreu, o resultado foi muito positivo após pouco mais de um mês de campanha. "Hoje é um dia muito importante para a Saúde do Município. Atingimos a marca de 100% de vacinação da primeira dose em relação ao público dos adolescentes. Esse resultado é fruto de um trabalho muito bem organizado, com uma logística adequada e de muito esforço de toda a equipe que está atuando diretamente na vacinação dos nossos munícipes", considera o secretário.

Postos fixos e mutirões

Os demais grupos aptos continuam sendo imunizados de forma gradativa, nos mutirões nas comunidades e nos postos fixos do Município. Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas. Nesta quarta-feira (29), o mutirão de vacinação acontece na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Sítio Conceiçãozinha, que fica na Rua Santo Antônio, 117, no mesmo horário.

Serviço

Ginásio Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio).

UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)

UBS Morrinhos (Praça do Comércio, s/n)

UBS Pae Cará (Avenida São João, 155 – Pae Cará)

Usafa Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533)

Usafa Jardim Las Palmas (Rua José Alves de Oliveira, s/n)

Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter