X
Saúde

Guarujá inaugura Central de Vacinas com capacidade para 17 mil doses

Houve ampliação de oito para 13 câmaras de refrigeração para armazenamento das vacinas, além da construção de novas salas

A Central fica na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros, situada à Rua Rouxinol, 25 / Divulgação/PMG

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, inaugurou a Central de Vacinas do Município na tarde de terça-feira (11). O equipamento é pioneiro na Região e tem capacidade para armazenar mais de 17 mil doses de 22 tipos de imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A inauguração integra a programação da Semana do Padroeiro de Guarujá, Santo Amaro. A Central fica na Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros, situada à Rua Rouxinol, 25.

"A Central de Vacinas é a nossa intendência, a nossa retaguarda, numa guerra que estamos travando contra a pandemia. Outras prefeituras já nos procuram para reproduzir o nosso modelo de equipamento A partir daqui é feita toda a distribuição e já aplicamos mais de 575 mil doses de vacina porque somente assim fazemos o enfrentamento à pandemia, reduzimos a quantidade de internações em leitos de UTI e podemos salvar vidas", ressaltou o prefeito.

A solenidade contou com a participação do chefe do Executivo, a vice-prefeita de Guarujá, Adriana Machado; o secretário municipal de Saúde, Giuliano Vidotto; vereadores, autoridades locais e servidores públicos da pasta.

O equipamento

O antigo espaço era composto por duas salas, uma para armazenamento dos medicamentos imunobiológicos, com oito câmaras de conservação e um freezer para guardar gelo reciclável. Foram adquiridas mais cinco câmaras, totalizando 13, além de um freezer. Nos equipamentos, serão conservados imunizantes contra a covid-19, meningite, HPV para adolescentes, ACWY, influenza, entre outros. A Central possui vigilância por 24 horas e um gerador de energia, garantindo a segurança das vacinas.

Foram construídos novos cômodos para ampliação do espaço e aumento da capacidade. O equipamento conta agora com uma sala de recepção, uma copa, um banheiro e um espaço externo para guardar material de limpeza.

Equipe técnica

A equipe da Central de Vacinas será composta por dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um agente operacional, um motorista e um auxiliar de limpeza. O equipamento contará com um veículo exclusivo, adaptado e climatizado para o transporte dos imunobiológicos.

Homenagem

A enfermeira e responsável técnica pela imunização no Município, Ana Teresinha Lopes Plaça, foi homenageada com o seu nome inscrito numa placa ao lado da placa oficial de inauguração. "Desde que nascemos, aprendemos a importância das vacinas, que já erradicou várias doenças. Sou enfermeira há 40 anos e trabalho com vacinação tem mais de 30. Fico extremamente grata com essa homenagem no dia de hoje", relata Ana Teresinha.

Programação comemorativa segue nesta quarta-feira ( 12)

A Prefeitura segue nesta quarta-feira (12 com a programação especial em alusão ao aniversário  de Santo Amaro. Às 10 horas,  tem a entrega das primeiras 40 vias contempladas pelo projeto de macrodrenagem do Rio do Meio. O local da entrega será na Avenida Manoel da Cruz Michael com a Rua Azuil Loureiro, no bairro Santa Rosa.

Já às 15 horas, a Prefeitura formaliza a locação da Casa Artemis, entrega o CadMóvel e mais um veículo para o Conselho Municipal do Idoso. A cerimônia será no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio).

A programação do dia encerra às 19 horas,  com a Festa de Santo Amaro na Capela Santo Amaro, com a realização do 1º dia de Tríduo. A capela fica na  Rua Waldemar Tangary, 316, no Jardim Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Caçada a Cupertino teve campana em velório e fuga em caminhão de melancia

Polícia Civil usou um leque variado de estratégias de investigação na caçada do empresário acusado de matar o ator de Chiquititas Rafael Miguel e os pais

Esportes

Palmeiras bate Juventude fora e encosta no topo do Brasileirão

Com um futebol eficiente, o time paulista fez dois gols no primeiro tempo, o terceiro nos acréscimos da etapa final

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software