X

Pacientes que necessitarem do exame não precisarão mais aguardar em lista do Estado e se deslocar para outros municípios / DIVULGAÇÃO/PMG

Guarujá assina nesta quarta-feira (27) um convênio para a realização de cateterismo e angioplastia coronariana no Hospital Santo Amaro (Rua Quinto Bertoldi, 40 – Vila Maia). A contratualização garantirá maior agilidade aos pacientes da rede pública municipal que necessitem fazer o procedimento. A iniciativa é inédita no Município.

Até então todos eram incluídos em uma fila do Governo do Estado, com tempo de espera que podia chegar a 30 dias, além do deslocamento necessário para outros municípios. Hoje há pouco mais de 100 pessoas aguardando esse atendimento na Cidade.

A viabilização do serviço era uma demanda antiga do Município e do próprio HSA. E, para colocá-lo em funcionamento, além da aquisição do equipamento, foram necessárias adequações para a montagem do complexo de radiologia intervencionista, onde está instalado.

"Um sonho antigo que está sendo realizado agora. É um procedimento fundamental para preservar mais vidas. Com ele será possível detectar mais rapidamente uma doença cardiovascular e, se necessário, ofertar solução imediata para a desobstrução de uma artéria coronariana, que se permanecesse dessa forma, poderia levar o paciente à morte", coloca o prefeito de Guarujá, Válter Suman.

Exame que salva vidas

O cateterismo é um exame fundamental para detectar anomalias nas artérias coronárias e no músculo cardíaco. Costuma ser solicitado para pacientes com histórico de doenças ou que já as estejam desenvolvendo. A partir dele é possível indicar um tratamento correto e, conforme o problema encontrado, corrigi-lo ali mesmo, por meio da angioplastia com o auxílio de stent coronariano. Com isso, é possível prolongar a vida do paciente de forma consistente, aliado ao uso de medicações.

Antes de entrar em operação, o maquinário passou por testes iniciados em novembro do ano passado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

Apuração

Vereador pede auditoria externa na Prefeitura e Câmara de Santos

Reportagens do Diário estimulam mais controle de gastos e aquecem o clima eleitoral dentro da Câmara de Santos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter