Saúde

Governo de SP antecipa vacinação de COVID-19 para crianças de 5 a 8 anos de idade

Com todas as doses disponibilizadas aos municípios, a vacinação está aberta a todas as crianças de 5 a 11 anos de idade; medida agilizará a campanha para as crianças

Luana Fernandes

Publicado em 28/01/2022 às 16:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Início da vacinação infantil com a Coronavac / Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Continua depois da publicidade

O Governo de SP vai antecipar para esta sexta-feira (28) a vacinação das crianças de 5 a 8 anos de idade contra COVID-19, prevista anteriormente para começar no dia 31 de janeiro. Com 100% das doses da Coronavac e da Pfizer distribuídas aos municípios, o Plano Estadual de Imunização (PEI) abre a vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos de idade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"A medida vai permitir que os municípios acelerem a vacinação das crianças, fundamental neste momento de grande circulação da variante Ômicron. Mais de 2 milhões de crianças se beneficiam com o novo calendário em todo o estado de SP. Cada dia é fundamental para a proteção das crianças", destaca Regiane de Paula, coordenadora do PEI.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Saúde ampliou condições especiais em contrato de entrega de vacinas infantis

• SP vacina 75% das crianças imunizadas no Brasil

• Saiba como é feita a investigação de efeitos adversos de vacinas

A decisão levou em consideração a disponibilidade de doses nos 5,2 mil postos de vacinação de todo o estado e a capacidade de imunização dos municípios. No total, a Secretaria de Estado da Saúde já disponibilizou 4 milhões de doses da Coronavac e 900 mil doses pediátricas da Pfizer. Todos os municípios têm vacinas suficientes para imunizar todas as crianças de 5 a 11 anos de idade com a primeira dose.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

A vacinação infantil começou em SP no dia 14 de janeiro com as crianças com comorbidades. Na ocasião, o jovem indígena David foi o primeiro vacinado no país e recebeu a vacina no Complexo do Hospital das Clínicas da Capital. No dia 20, com a aprovação da Coronavac pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), SP ampliou a vacinação e começou a imunizar crianças de 9 a 11 anos.

As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. É importante salientar que todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.

Vacinômetro infantil

Continua depois da publicidade

As informações sobre a vacinação infantil estão disponíveis no vacinômetro infantil, lançado pelo Governo de São Paulo no último dia 24, e podem ser conferidas no site Vacina Já, e no portal do Governo de São Paulo.  

No site também é possível fazer o pré-cadastro para a vacinação deste público. Ele é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site, clicar no botão "Crianças até 11 anos" e preencher o formulário online.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software