X

Saúde

Ginecologista alerta para alto número de casos de câncer de colo de útero

Somente neste ano, segundo autoridades, devem surgir mais de 16.500 novos casos no Brasil

Da Reportagem

Publicado em 25/03/2020 às 21:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Médico santista entende que grande parte dos casos poderia ser evitado com a prevenção / Divulgação

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente na população feminina brasileira. A instituição estima que, somente neste ano, devem surgir 16.590 novos casos da patologia, que costuma estar ligada ao Papilomavírus Humano (HPV). Dados como este mostram a importância do Dia Mundial de Combate à doença, celebrado neste dia 26, que traz a conscientização como arma para evitar o aparecimento da doença.

O ginecologista e especialista em reprodução humana Condesmar Marcondes endossa o tema da campanha mundial. O médico santista entende que grande parte dos casos poderia ser evitado com a prevenção.

"O número de casos no país é alto, e a prevenção poderia mudar este quadro, até porque evitar a doença é fácil e simples. Basta uso de preservativos, já que a maioria das contaminações ocorre em relações sexuais, e de vacinas disponibilizadas pela rede pública", diz. Podem ser imunizados meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.

Além disso, existe o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, que serve para detectar lesões que possam dar início à doença. "Ele pode ser feito por mulheres a partir do início da vida sexual e não tem idade limite para ser realizado. Serão avaliadas lesões vagina, que sempre surgem após o sexo. Se houver alguma coisa diferente nessas pequenas feridas, o exame vai mostrar", explica o médico.

Marcondes faz, ainda, um alerta. Embora seja comum que pessoas infectadas ou em estágios avançados da doença apresentem sangramento vaginal intermitente, secreção vaginal anormal ou dor abdominal, a mulher pode não apresentar qualquer sintoma no começo da patologia.

"Observamos que, na grande maioria dos casos, a infecção inicialmente é assintomática. Isso quer dizer que não há qualquer manifestação da doença. Isso aumenta a necessidade de prevenção, indo regularmente ao ginecologista. Afinal, mesmo que a pessoa não sinta nada, se houver algo anormal, este profissional vai perceber as alterações e começar o tratamento. Descoberto no início, este câncer tem grandes chances de desaparecer", ressalta.

Não há tratamento específico para a patologia, já que isso depende da  evolução da doença, do tamanho do tumor e de fatores pessoais. Contudo, podem ser indicadas cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia.

Sendo assim, Condesmar Marcondes reitera: "A procura regular do ginecologista e a conscientização são essenciais".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter