X
Saúde

Falha em equipamento de hemodiálise contamina 64 pacientes

Na intoxicação aguda por alumínio o paciente pode ter alterações neurológicas que afetam a fala e a caminhada e provoca dormência de membros, podendo até resultar em convulsões e coma.

O diretor disse que a hemodiálise no hospital é terceirizada, mas não revelou o nome da empresa. / Fotos Públicas/Divulgação

Uma falha no equipamento de hemodiálise do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ABC), contaminou com alumínio 64 dos 112 pacientes que fazem tratamento na unidade. Hemodiálise é a filtragem de resíduos do sangue por meio de uma máquina. É feito em pessoas que têm deficiência no funcionamento dos rins.

Segundo o diretor técnico do hospital, Alexandre Cruz Henriques, a contaminação foi detectada em exames de rotina realizados em dezembro, cujos resultados saíram no fim de janeiro.

O diretor disse que a contaminação pode ter sido no aparelho que faz a filtragem da água que vem da rua e é usada no procedimento de filtragem do sangue. O equipamento, diz ele, estava dentro do prazo de validade, mas mesmo assim decidiram trocar. "Provavelmente, esta foi a causa da contaminação", afirmou Henriques.

Após a troca, o diretor disse que 53 pacientes contaminados reduziram "drasticamente" os níveis de alumínio. Os outros 11 ainda apresentam níveis tóxicos e estão sendo tratados. Nenhum deles apresentou sintomas de intoxicação por alumínio nem foram internados.

Na intoxicação aguda por alumínio o paciente pode ter alterações neurológicas que afetam a fala e a caminhada e provoca dormência de membros, podendo até resultar em convulsões e coma. Nos casos crônicos, provoca anemia e doenças ósseas.

O diretor disse que a hemodiálise no hospital é terceirizada, mas não revelou o nome da empresa. Um processo administrativo foi aberto para apurar qual foi a falha no aparelho.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Inscrições para o Enem 2022 terminam neste sábado (21)

As provas, nas versões impressa e digital, serão aplicadas em todos os estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro

Esportes

Campeão geral dos Jogos da Unisanta 2022 será definido nesta sexta-feira (20)

O grande campeão dessa edição, tanto no masculino quanto no feminino, será premiado após o encerramento da rodada, no Poliesportivo

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software